SABERES EM (RE) CONSTRUÇÃO: OS SESSENTA ANOS DO "TERNO DE MOÇAMBIQUE CAMISA ROSA" DE ITUIUTABA, MG

Authors

  • Isabel Cristina da Costa Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Cairo Mohamad Ibrahim Katrib Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v12n12013-rel02

Keywords:

Congado. Identidade. Vivências. Transmissão de valores culturais

Abstract

Este relato foi construído a partir das experiências compartilhadas com a comunidade congadeira de Ituiutaba, no Pontal do Triângulo Mineiro, em especial as do "Terno de Congado Moçambique Camisa Rosa", no ano de 2011. As reflexões aqui apresentadas são fruto da nossa participação em uma ação de extensão com interface em pesquisa desenvolvida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) "(Re)Conectando Saberes, Fazeres e Prática: rumo à cidadania consciente", da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU). Acompanhamos os preparativos e as visitações do grupo, durante o domingo de festa, na tentativa de compreendê-la como processo contínuo de transmissão de saberes e valores identitários ancorados a uma pedagogia da oralidade compartilhada e (re)construída a cada olhar projetado. A escolha do Terno se deu, primeiro, por ser ele um dos mais antigos da cidade e, segundo, pelo fato de, na ocasião, estar completando sessenta anos de existência e de participação efetiva no congado da região. A proposta metodológica teve como propósito registrar, por meio de fotografias, entrevistas e anotações, as impressões, sentimentos, fatos e acontecimentos significativos sobre o grupo, construindo, assim, material de estudo e montagem do banco de dados para o PET (Re) Conectando Saberes, Fazeres e Práticas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-06-27

How to Cite

DA COSTA SILVA, I. C.; IBRAHIM KATRIB, C. M. SABERES EM (RE) CONSTRUÇÃO: OS SESSENTA ANOS DO "TERNO DE MOÇAMBIQUE CAMISA ROSA" DE ITUIUTABA, MG. Revista de Educação Popular , Uberlândia, v. 12, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rep-v12n12013-rel02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20311. Acesso em: 23 dec. 2024.

Most read articles by the same author(s)