Educação Urbana: construindo cidadania e sociabilidade em escolas municipais de Viçosa-MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2009-20066Keywords:
Educação urbana, cidade, criança, cidadaniaAbstract
O projeto de extensão universitária consistiu do planejamento e da realização de atividades de caráter lúdico com alunos da terceira série do ensino fundamental da Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes, no município de Viçosa, Minas Gerais. O objetivo foi despertar nas crianças o interesse pelas questões urbanas e a percepção da cidade como obra do homem, portanto, possível de ser transformada. Dessa forma foi lhes permitido o exercício da cidadania e a possibilidade de se tornarem sujeitos na disseminação das questões urbanas em seus círculos familiares. As atividades foram complementadas com debates, quando as crianças expressaram observações críticas sobre a realidade do município de Viçosa. As interpretações dos resultados revelam a importância de se estudar as questões urbanas nas escolas, concomitantemente com outras disciplinas. Principalmente, reforçam o reconhecimento das crianças como jovens cidadãs e permitem o questionamento sobre as atitudes dos cidadãos em geral com relação à cidade.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2010 Geraldo Browne Ribeiro Filho, Flora d'El Rei Lopes Passos, Carolina de Moura Paulino
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.