Educação Urbana: construindo cidadania e sociabilidade em escolas municipais de Viçosa-MG

Autores/as

  • Geraldo Browne Ribeiro Filho
  • Flora d'El Rei Lopes Passos Frederico Vieira Passos / Flávia Lopes Passos
  • Carolina de Moura Paulino

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2009-20066

Palabras clave:

Educação urbana, cidade, criança, cidadania

Resumen

O projeto de extensão universitária consistiu do planejamento e da realização de atividades de caráter lúdico com alunos da terceira série do ensino fundamental da Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes, no município de Viçosa, Minas Gerais. O objetivo foi despertar nas crianças o interesse pelas questões urbanas e a percepção da cidade como obra do homem, portanto, possível de ser transformada. Dessa forma foi lhes permitido o exercício da cidadania e a possibilidade de se tornarem sujeitos na disseminação das questões urbanas em seus círculos familiares. As atividades foram complementadas com debates, quando as crianças expressaram observações críticas sobre a realidade do município de Viçosa. As interpretações dos resultados revelam a importância de se estudar as questões urbanas nas escolas, concomitantemente com outras disciplinas. Principalmente, reforçam o reconhecimento das crianças como jovens cidadãs e permitem o questionamento sobre as atitudes dos cidadãos em geral com relação à cidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Geraldo Browne Ribeiro Filho

Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG).

Flora d'El Rei Lopes Passos, Frederico Vieira Passos / Flávia Lopes Passos

Estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG).

Carolina de Moura Paulino

Estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG).

Publicado

2010-06-07

Cómo citar

BROWNE RIBEIRO FILHO, G.; D’EL REI LOPES PASSOS, F.; DE MOURA PAULINO, C. Educação Urbana: construindo cidadania e sociabilidade em escolas municipais de Viçosa-MG. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 8, n. 1, 2010. DOI: 10.14393/REP-2009-20066. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20066. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência