Educação Urbana: construindo cidadania e sociabilidade em escolas municipais de Viçosa-MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2009-20066Palavras-chave:
Educação urbana, cidade, criança, cidadaniaResumo
O projeto de extensão universitária consistiu do planejamento e da realização de atividades de caráter lúdico com alunos da terceira série do ensino fundamental da Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes, no município de Viçosa, Minas Gerais. O objetivo foi despertar nas crianças o interesse pelas questões urbanas e a percepção da cidade como obra do homem, portanto, possível de ser transformada. Dessa forma foi lhes permitido o exercício da cidadania e a possibilidade de se tornarem sujeitos na disseminação das questões urbanas em seus círculos familiares. As atividades foram complementadas com debates, quando as crianças expressaram observações críticas sobre a realidade do município de Viçosa. As interpretações dos resultados revelam a importância de se estudar as questões urbanas nas escolas, concomitantemente com outras disciplinas. Principalmente, reforçam o reconhecimento das crianças como jovens cidadãs e permitem o questionamento sobre as atitudes dos cidadãos em geral com relação à cidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Geraldo Browne Ribeiro Filho, Flora d'El Rei Lopes Passos, Carolina de Moura Paulino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.