Educação e consciência histórica em Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v13n22014-art12Palabras clave:
Educação, Consciência histórica, Paulo Freire, Humanização.Resumen
O nosso objetivo neste artigo é desenvolver uma análise do conceito de consciência histórica encontrado em obras de Paulo Freire, utilizando a revisão bibliográfica como metodologia e tendo a dialética como paradigma teórico. De acordo com Freire, é necessário pensar criticamente a realidade econômica e social concreta para construirmos uma prática educativa libertadora que possa permitir a humanização do homem. A partir desse ponto de vista, entendemos que não podemos ser apenas vasilhas em que se depositam conhecimentos, mas que podemos produzi-los em comunhão na relação dialógica entre educandos e educador. Assim, seremos levados a desvelar e compreender verdadeiramente o mundo em que vivemos.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-12-30
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista acuerdan mantener los derechos de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional.
Cómo citar
DOMINGUES DA SILVA, Rafael. Educação e consciência histórica em Paulo Freire. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 161–171, 2014. DOI: 10.14393/rep-v13n22014-art12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26835. Acesso em: 9 feb. 2026.


