Educação e consciência histórica em Paulo Freire

Autores

  • Rafael Domingues da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v13n22014-art12

Palavras-chave:

Educação, Consciência histórica, Paulo Freire, Humanização.

Resumo

O nosso objetivo neste artigo é desenvolver uma análise do conceito de consciência histórica encontrado em obras de Paulo Freire, utilizando a revisão bibliográfica como metodologia e tendo a dialética como paradigma teórico. De acordo com Freire, é necessário pensar criticamente a realidade econômica e social concreta para construirmos uma prática educativa libertadora que possa permitir a humanização do homem. A partir desse ponto de vista, entendemos que não podemos ser apenas vasilhas em que se depositam conhecimentos, mas que podemos produzi-los em comunhão na relação dialógica entre educandos e educador. Assim, seremos levados a desvelar e compreender verdadeiramente o mundo em que vivemos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-12-2014

Como Citar

DOMINGUES DA SILVA, R. Educação e consciência histórica em Paulo Freire. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 161–171, 2014. DOI: 10.14393/rep-v13n22014-art12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26835. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais