Oralidade e saber local
o podcast como ferramenta de educomunicação indígena em saúde
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-75895Palavras-chave:
Educação em saúde, Podcast, Projeto “Sífilis não!”, Indígenas potiguara, Saber localResumo
Com o status de epidemia obtido pela sífilis no Brasil em 2016, o Ministério da Saúde, em 2017, implementou o Projeto “Sífilis não!”, que visava reduzir os índices da infecção no país por meio de ações conjuntas, envolvendo setores diversos. Este artigo deriva de um estudo realizado no eixo do projeto que previa a realização de pesquisas sobre a ampliação do uso de mediação tecnológica na educação, por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), para a disseminação de informações sobre a infecção. A pesquisa-ação, metodologia utilizada para interação com a comunidade indígena, aliada à pesquisa bibliográfica, entrevistas e realização de seminário, permitiu corroborar que o podcast seria a mídia adequada para abrigar uma rede de informações sobre saúde indígena, considerando-se o saber local e a oralidade, tão característicos desta população.
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Referências
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