Oralidade e saber local

o podcast como ferramenta de educomunicação indígena em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-75895

Palavras-chave:

Educação em saúde, Podcast, Projeto “Sífilis não!”, Indígenas potiguara, Saber local

Resumo

Com o status de epidemia obtido pela sífilis no Brasil em 2016, o Ministério da Saúde, em 2017, implementou o Projeto “Sífilis não!”, que visava reduzir os índices da infecção no país por meio de ações conjuntas, envolvendo setores diversos. Este artigo deriva de um estudo realizado no eixo do projeto que previa a realização de pesquisas sobre a ampliação do uso de mediação tecnológica na educação, por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), para a disseminação de informações sobre a infecção. A pesquisa-ação, metodologia utilizada para interação com a comunidade indígena, aliada à pesquisa bibliográfica, entrevistas e realização de seminário, permitiu corroborar que o podcast seria a mídia adequada para abrigar uma rede de informações sobre saúde indígena, considerando-se o saber local e a oralidade, tão característicos desta população. 

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Biografia do Autor

  • Deyse Alini de Moura, Universidade de São Paulo

    Doutora em Média-Arte Digital pela Universidade Aberta de Portugal, Portugal; cursando estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo, Brasil.

  • José Bidarra, Universidade Aberta de Portugal

    Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Aberta, Portugal; professor na mesma instituição.

  • Juciano de Sousa Lacerda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; estágio pós-doutoral pela Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha; professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

  • Luciano Victor Barros Maluly, Universidade de São Paulo

    Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral pela Universidade do Minho, Portugal; professor e pesquisador na Universidade de São Paulo, Brasil.

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Publicado

01-04-2025

Como Citar

MOURA, Deyse Alini de; BIDARRA, José; LACERDA, Juciano de Sousa; MALULY, Luciano Victor Barros. Oralidade e saber local: o podcast como ferramenta de educomunicação indígena em saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 1–16, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-75895. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/75895. Acesso em: 14 abr. 2025.