Fake news voltadas à educação brasileira (2018-2024)

discursos e estratégias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-75815

Palavras-chave:

Educação brasileira, Fake news, Estratégias sociodiscursivas

Resumo

Este artigo investiga a intersecção entre a disseminação de informações falsas e a educação no Brasil, no período entre 2018 e 2024, assumindo como o centro da pesquisa o seguinte questionamento: “Qual é o lugar da educação nas estratégias sociodiscursivas de disseminação de informações falsas realizadas atualmente no Brasil?”. Por meio de uma metodologia bibliográfica, exploratória e quali-quantitativa, fundamentada em um referencial teórico interdisciplinar, e seguindo os princípios da Análise de Conteúdo, 61 notícias falsas relacionadas à educação foram sistematizadas, analisadas e interpretadas para o estabelecimento dos principais temas, agentes e estratégias. Por fim, concluiu-se que as fake news surgem como um armamento sociodiscursivo poderoso para a captação de sujeitos e para a ancoragem argumentativa de propostas sobre e contra a educação e seus agentes.

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Biografia do Autor

  • Washington Elias Paes, Universidade Federal Fluminense

    Mestrando em Estudos da Linguagem na Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Textual.

  • Kleverson Gonçalves Willima, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

    Mestrando em Políticas Sociais na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Rio de Janeiro, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

10-09-2025

Como Citar

PAES, Washington Elias; WILLIMA, Kleverson Gonçalves. Fake news voltadas à educação brasileira (2018-2024): discursos e estratégias. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 2, p. 20–40, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-75815. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/75815. Acesso em: 5 dez. 2025.