Fake news voltadas à educação brasileira (2018-2024)
discursos e estratégias
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-75815Palavras-chave:
Educação brasileira, Fake news, Estratégias sociodiscursivasResumo
Este artigo investiga a intersecção entre a disseminação de informações falsas e a educação no Brasil, no período entre 2018 e 2024, assumindo como o centro da pesquisa o seguinte questionamento: “Qual é o lugar da educação nas estratégias sociodiscursivas de disseminação de informações falsas realizadas atualmente no Brasil?”. Por meio de uma metodologia bibliográfica, exploratória e quali-quantitativa, fundamentada em um referencial teórico interdisciplinar, e seguindo os princípios da Análise de Conteúdo, 61 notícias falsas relacionadas à educação foram sistematizadas, analisadas e interpretadas para o estabelecimento dos principais temas, agentes e estratégias. Por fim, concluiu-se que as fake news surgem como um armamento sociodiscursivo poderoso para a captação de sujeitos e para a ancoragem argumentativa de propostas sobre e contra a educação e seus agentes.
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