Que-fazer

a Educação Popular e saúde coletiva das mulheres camponesas de Patrimônio da Penha, Espírito Santo, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-74905

Palavras-chave:

Educação Popular em saúde, Mulheres, Saúde coletiva

Resumo

Este texto é fruto de uma pesquisa que objetivou conhecer e compreender como os saberes produzidos no âmbito da Educação Popular (EP) estão presentes na produção dos fazeres de saúde coletiva da comunidade de Patrimônio da Penha/ES, a partir das práticas tradicionais enredadas por mulheres camponesas. O percurso metodológico privilegiou as narrativas em rodas de conversa acerca da EP e saúde, com coleta de dados por meio da observação in loco. A fundamentação teórica baseou-se nas discussões de Brandão (1985, 2006), Freire (1992, 2005, 1983) e Pulga (2018). Como resultados, evidencia-se a contribuição da EP para a saúde comunitária e a importância da participação das mulheres na promoção da saúde coletiva, a partir das práticas oriundas dos saberes populares tradicionais. 

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Biografia do Autor

  • Marília Leitão Herdy, Instituto Capixaba de Estudos e Pesquisas de Inovação em Saúde

    Graduada em Educação do Campo pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; orientadora do Projeto de Educação Popular em Saúde do Espírito Santo no Instituto Capixaba de Estudos e Pesquisas de Inovação em Saúde, Espírito Santo, Brasil.

  • Débora Monteiro do Amaral, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; pós-doutoral em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professora na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo do Espírito Santo; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire.

  • Janinha Gerke, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; pós-doutoral em Ciências Humanas na Universidade de Austral, Província de Buenos Aires, Argentina; professora na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas na Pedagogia da Alternância: Memórias, Experiências e Narrativas.

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Publicado

10-09-2025

Como Citar

HERDY, Marília Leitão; AMARAL, Débora Monteiro do; GERKE, Janinha. Que-fazer: a Educação Popular e saúde coletiva das mulheres camponesas de Patrimônio da Penha, Espírito Santo, Brasil. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 2, p. 331–351, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-74905. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74905. Acesso em: 5 dez. 2025.