Que-fazer
a Educação Popular e saúde coletiva das mulheres camponesas de Patrimônio da Penha, Espírito Santo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-74905Palavras-chave:
Educação Popular em saúde, Mulheres, Saúde coletivaResumo
Este texto é fruto de uma pesquisa que objetivou conhecer e compreender como os saberes produzidos no âmbito da Educação Popular (EP) estão presentes na produção dos fazeres de saúde coletiva da comunidade de Patrimônio da Penha/ES, a partir das práticas tradicionais enredadas por mulheres camponesas. O percurso metodológico privilegiou as narrativas em rodas de conversa acerca da EP e saúde, com coleta de dados por meio da observação in loco. A fundamentação teórica baseou-se nas discussões de Brandão (1985, 2006), Freire (1992, 2005, 1983) e Pulga (2018). Como resultados, evidencia-se a contribuição da EP para a saúde comunitária e a importância da participação das mulheres na promoção da saúde coletiva, a partir das práticas oriundas dos saberes populares tradicionais.
Downloads
Referências
AMARAL, D. M. Pedagogia da terra: as mulheres da Reforma Agrária na Educação. Curitiba: Appris, 2020.
AMARAL, D. M.; MONTRONE, A. V. G. Educação Popular: metodologia de pesquisa como processo educativo. Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 24, n. 43, p. 75-88, jan./jun. 2015. DOI 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p75-88. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1310. Acesso em: 25 ago. 2024.
BORNSTEIN, V. J. et al. Educação Popular em Saúde e o protagonismo dos sujeitos sociais. In: SANTOS, S. A.; WIMMER, G. (org.). Curso de Educação Popular em Saúde. Rio de Janeiro: ENSP/FIOCRUZ, 2013. p. 37-55.
BRANDÃO, C. R. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.
BRANDÃO, C. R. Pesquisa participante. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.761 de 19 de novembro de 2013. Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS). Brasília, DF, 2013. Disponível em: https://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/123456789/1054. Acesso em: 3 jun. 2024.
CALDART, R. S. Educação do campo. In: CALDART, R. S. et al. (org.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 259-267.
CRUZ, P. J. S. C. Agir crítico em nutrição: uma construção pela Educação Popular. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. Disponível em https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8573?locale=pt_BR. Acesso em: 28 jun. 2024.
CRUZ, P. J. S. C. Educação Popular em Saúde: desafios atuais. São Paulo: Hucitec, 2018.
DANTAS, V. L. Educação popular e os diálogos possíveis com a formação no campo da saúde considerando a perspectiva popular. In: CRUZ, P. J. S. C. (org.). Educação Popular em Saúde: desafios atuais. São Paulo: Hucitec, 2018. p. 228-251.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 2. ed. Brasília: Liber Livro, 2012.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz & Terra, 1989.
FREIRE, P. Educação e mudança. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1983.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 3.ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2005.
GERKE, J.; GUIMARÃES, A. S. Memórias e narrativas dos estudantes da educação do campo mediadas pelo caderno da realidade. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 21, n. 70, p. 1072-1096, jul./set. 2021. DOI 10.7213/1981-416x.21.070.ds04. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-416X2021000301072&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 jun. 2024.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. IBGE, 2023. Disponível em https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9171-pesquisa-nacional-por-amostra-de%20domicilios-continua-mensal.html. Acesso em: 28 jun. 2024.
MOLINA, M. C.; ANTUNES-ROCHA, M. I. Educação do Campo, história, práticas e desafios no âmbito das Políticas de Formação de Educadores – reflexões sobre o Pronera e o Procampo. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, p. 220-253, jul./dez. 2014. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1982-99492014000200220&script=sci_abstract. Acesso em: 28 jun. 2024.
MOLINA, M. C.; MARTINS, M. F. A. Formação de formadores: reflexões sobre as experiências da Licenciatura em Educação no Campo no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
OLIVEIRA, M. W. et al. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 32., 2009, Caxambu. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPED, 2009. p. 1-17. Disponível em: https://legado.anped.org.br/sites/default/files/gt06-5383-int.pdf. Acesso em: 3 ago. 2024.
PULGA, V. L. As múltiplas dimensões da Educação Popular em Saúde que emergem das experiências e saberes produzidos nas redes de cuidado das mulheres camponesas. In: CRUZ, P. J. S. C. (org.). Educação Popular em Saúde: desafios atuais. São Paulo: Hucitec, 2018. p. 85-106.
SOUZA, P. C. A.; AMARAL, D. M. Caminhando com os invisíveis: a pesquisa em processos educativos e práticas sociais. Políticas Educativas, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 96-113, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/22535. Acesso em: 3 ago. 2024.
UFES. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo. Vitória: Centro de Educação, 2019. Disponível em: http://www.ce.ufes.br/sites/ce.ufes.br/files/field/anexo/PPC_LEC_0.pdf. Acesso em: 2 ago. 2024.
VALLA, V. V. A crise de interpretação é nossa: procurando compreender a fala das classes subalternas. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 177-190, jul./dez. 1996. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71626. Acesso em: 28 jun. 2024.
VASCONCELOS, A. C. C. P.; PEREIRA, I. D. F. CRUZ, P. J. S. C. Práticas educativas em Nutrição na Atenção Básica em Saúde: reflexões a partir de uma experiência de extensão popular em João Pessoa-Paraíba. Revista de APS, Juiz de Fora, v. 11, n. 3, p. 334-340, jul./set. 2008. Disponível em https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/14274/7724. Acesso em: 28 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marília Leitão Herdy, Débora Monteiro do Amaral, Janinha Gerke

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


