Educação Alimentar e Nutricional no Projeto Político Pedagógico

análise de uma capital do sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-74814

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional, Alimentação Escolar, Programa de Políticas de Nutrição e Alimentação, Análise Documental

Resumo

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma estratégia fundamental para promover a alimentação saudável nas escolas. Desde 2009, documentos oficiais do Brasil preconizam a obrigatoriedade da EAN como tema transversal nos currículos escolares e recomendam sua inclusão nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). Este estudo fez uma análise documental para identificar ações de EAN em PPP de 10 escolas públicas municipais de Florianópolis/SC. Os PPP foram lidos na íntegra, usando palavras-chave para identificar projetos de EAN, que foram então associados aos conceitos e princípios de EAN. As informações dos PPP foram comparadas a dados de uma pesquisa de 2019 sobre EAN em escolas públicas municipais de Florianópolis. A análise revelou três projetos de EAN: horta escolar, projeto refeitório e ações na disciplina de ciências da natureza, alinhadas aos princípios de EAN. Também foi observado que as escolas realizaram ações de EAN de forma transversal no Currículo Escolar, diferentes das previstas nos PPP, como a Oficina Culinária. Em suma, os PPP podem ajudar no desenvolvimento da EAN, mas não são padronizados e faltam informações, o que pode ser melhorado com capacitação contínua dos atores envolvidos na construção dos PPP.

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Biografia do Autor

  • Philipe Cachoeira Marcolino, Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

  • Camila da Silva Florintino, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutoranda em Nutrição na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; integrante do Grupo de pesquisa Educação Alimentar e Nutricional Escolar.

  • Janaina das Neves, Univerdiade Federal de Santa Catarina

    Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil; professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

  • Claudia Soar, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral  pela Universitat de Barcelona, Espanha; professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. 

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Publicado

01-04-2025

Como Citar

MARCOLINO, Philipe Cachoeira; FLORINTINO, Camila da Silva; NEVES, Janaina das; SOAR, Claudia. Educação Alimentar e Nutricional no Projeto Político Pedagógico: análise de uma capital do sul do Brasil. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 168–185, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-74814. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74814. Acesso em: 29 maio. 2025.

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