Educação escolar no sistema socioeducativo do Rio Grande do Norte
a produção do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-74616Palavras-chave:
Ceduc, Educação escolar socioeducativa, Socioeducação, Privação de liberdadeResumo
Nas últimas décadas, decorrentes do avanço dos diplomas legais acerca dos direitos de adolescentes em espaços de privação de liberdade, o acesso à educação escolar vem sendo difundido no âmbito da educação e pesquisa. Nesse entendimento, este estudo trata-se de um levantamento bibliográfico, tendo como objetivo central mapear como vem sendo produzidas as pesquisas sobre educação escolar de adolescentes privados de liberdade no Estado do Rio Grande do Norte, no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com essa finalidade, apropriando-se de uma abordagem quali-quantitativa, utilizou-se do descritor “Ceduc” – sigla que faz referência ao Centro Educacional – como forma de delimitação para o processo de buscas. Ao todo, foram encontradas 16 produções, entre teses e dissertações, o que indica timidez na discussão sobre o tema. Ademais, observamos que, entre outros aspectos, as produções são predominantemente dissertações produzidas no Estado do Rio Grande do Norte. Esse fator se ampara pelo Estado, durante anos, ser um dos únicos a utilizar-se da terminologia “Ceduc” para nomear unidades de atendimento socioeducativo de internação – fundamento que justifica nossa escolha de descritor desta investigação.
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