Formação continuada de professores da educação básica no campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-55245

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, Educação Básica no Campo, Educação no Semiárido

Resumo

Este estudo tematiza a formação continuada de professores da Educação Básica do Campo. Objetiva compreender como se desenvolve a formação continuada de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal, Assentamento Favela, Mossoró-RN. Em parâmetros metodológicos, ancora-se na abordagem qualitativa e se caracteriza como uma investigação de cunho exploratório e descritivo. Participaram do estudo duas professoras que lecionam em turmas multisseriadas dos anos iniciais do Ensino Fundamental situadas na escola em referência. Como técnica para a construção dos dados, utilizou-se questionário composto por dez questões abertas. Conclui-se, entre outros pontos, que as práticas de formação continuada vivenciadas pelas participantes da pesquisa não se alinham, em maior parte, à Educação do Campo, situada no texto como um movimento nacional de educação. No entanto, contribuem em parte para a qualificação do trabalho docente desenvolvido pelas professoras em sala de aula.

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Biografia do Autor

Elizeni Belo da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduada em Educação do Campo pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Rio Grande do Norte, Brasil.

 

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil; professor efetivo do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Rio Grande do Norte, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa Formação Docente (UFERSA); membro dos Grupos de Pesquisa Educação, Memórias, (Auto) Biografias e Inclusão (UERN); Laboratório de Práticas, Estudos e Pesquisas em Formação de Professores Universidade e Escolas de Educação Básica (Laconex@o/UFPB) e Educação, Discursos e Sociedade (UFERSA).

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Publicado

30-05-2021

Como Citar

SILVA, E. B. da; MEDEIROS, E. A. de. Formação continuada de professores da educação básica no campo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 56–76, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-55245. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/55245. Acesso em: 21 dez. 2024.