Formação continuada de professores da educação básica no campo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-55245Palavras-chave:
Formação Continuada de Professores, Educação Básica no Campo, Educação no SemiáridoResumo
Este estudo tematiza a formação continuada de professores da Educação Básica do Campo. Objetiva compreender como se desenvolve a formação continuada de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal, Assentamento Favela, Mossoró-RN. Em parâmetros metodológicos, ancora-se na abordagem qualitativa e se caracteriza como uma investigação de cunho exploratório e descritivo. Participaram do estudo duas professoras que lecionam em turmas multisseriadas dos anos iniciais do Ensino Fundamental situadas na escola em referência. Como técnica para a construção dos dados, utilizou-se questionário composto por dez questões abertas. Conclui-se, entre outros pontos, que as práticas de formação continuada vivenciadas pelas participantes da pesquisa não se alinham, em maior parte, à Educação do Campo, situada no texto como um movimento nacional de educação. No entanto, contribuem em parte para a qualificação do trabalho docente desenvolvido pelas professoras em sala de aula.
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