Educação do campo

estudo de revisão sobre os últimos 10 anos (2014-2024) de pesquisas em Minas Gerais

Autores

  • Milena Abadia de Sousa Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-74206

Palavras-chave:

Educação do Campo, Estudo de revisão, População campesina

Resumo

O presente artigo surge a partir do questionamento de uma professora de licenciatura em Minas Gerais que se viu diante de uma disciplina de Educação do Campo. Os desafios e questionamentos encontrados durante o processo tornaram-se pesquisa. Portanto, o objetivo deste artigo é, à luz do estudo de revisão, evidenciar a produção científica em nível de mestrado e doutorado nos últimos 10 anos (2014-2024) acerca da temática educação do campo em Minas Gerais. Atentamos para o mapeamento da produção analisando os títulos, palavras-chave e os Programas de Pós-Graduação e linhas de pesquisa que foram desenvolvidos. Como resultado, referenciamos que os trabalhos levantados abordam diversas temáticas inerentes à educação do campo, como: formação de professores, políticas educacionais, práticas educativas, entre outros. Essas pesquisas, portanto, colaboram para que uma educação do campo crítica e emancipatória seja desenvolvida.

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Biografia do Autor

Milena Abadia de Sousa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora na Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

SOUSA, M. A. de. Educação do campo: estudo de revisão sobre os últimos 10 anos (2014-2024) de pesquisas em Minas Gerais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 501–520, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-74206. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74206. Acesso em: 21 dez. 2024.