Educação do Campo e Educação Popular

pontes decoloniais para o ensino de música no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-74038

Palavras-chave:

Colonialidade, Cultura afro-indígena, Educação do Campo, Ensino de música, Cultura popular

Resumo

Este texto propõe discutir de que maneira as “circularidades sagradas”, presentes na Educação do Campo e na Educação Popular, permitem trazer de volta e proteger as musicalidades encontradas em comunidades tradicionais, como nas religiões de matriz africana, entre outras. Por meio do diálogo com teóricos que versam acerca da afrocentricidade e da história da civilização humana, são entrecruzadas algumas questões alcançadas em entrevistas realizadas com músicos de diferentes países. São tecidas reflexões acerca dos aspectos da opressão epistemológica ocidental frente aos diversos saberes presentes no ensino de música no Brasil. O estudo corrobora que a Educação Popular e a Educação do Campo acolhem a concepção de “pedagogias outras” para o ensino de música, valorizando todos os sujeitos sociais nesse processo e concebendo o espaço da educação enquanto um lugar de afeto, alegria e amorosidade.

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Biografia do Autor

  • Anderson Brasil, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Doutor em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia, Brasil; pós-doutoral em Educação pela Universidade de Lisboa, Campo Grande, Portugal; professor na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil; coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Núcleo Interdisciplinar “Licenciatura em Música Popular Brasileira”.

  • Cícero da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins

    Doutor em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins, Brasil; pós-doutoral em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; professor na Universidade Federal do Norte do Tocantins, Brasil; ganhador do Prêmio Hilton Japiassú de Excelência em Pesquisa pela Universidade Federal do Tocantins, Brasil; líder do Grupo de Estudos em Educação, Linguagem e Letramento.

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Publicado

10-09-2025

Como Citar

BRASIL, Anderson; SILVA, Cícero da. Educação do Campo e Educação Popular: pontes decoloniais para o ensino de música no Brasil. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 2, p. 259–272, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-74038. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74038. Acesso em: 5 dez. 2025.