Reflexões sobre a educação do campo

revisitando a história do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n32017-art05

Palavras-chave:

Educação do Campo, Movimentos Sociais, História, Políticas Públicas

Resumo

Este artigo propõe uma discussão a respeito da modalidade de educação ofertada aos camponeses, tendo como ponto de referência alguns aspectos da trajetória histórica da formação do Brasil. A pesquisa é de natureza bibliográfica, de abordagem qualitativo-interpretativista. Considerando o disposto sobre educação nas Constituições Federais e estudos de autores relacionados à educação ofertada aos camponeses, o estudo analisa aspectos da política educacional do Estado brasileiro voltada aos povos do campo. Aborda-se ainda o processo de lutas dos movimentos sociais do campo em defesa de uma política pública para a educação do campo. Os resultados da pesquisa revelaram que, apesar de alguns avanços, ainda estamos distantes da efetivação de uma proposta de educação planejada, discutida e articulada com a participação dos camponeses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilário Dias Cardoso Filho, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi Bolsista do PIBID/UFT 2009/2010. Desenvolve pesquisa no âmbito da Educação do Campo.

Cícero da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Letras na Universidade Federal do Tocantins, Brasil; professor da Universidade Federal do Tocantis, Brasil; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (Gepec).

Referências

ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. 376 p.

ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Orgs.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. 216 p.

BOSI, A. História concisa da literatura brasileira. 37. ed. São Paulo: Cultrix, 2000. 568 p.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 31 ago. 2017.

______. Constituição dos Estados Unidos do Brasil (de 10 de novembro de 1937). Rio de Janeiro, RJ, 1937. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao37.htm>. Acesso em: 31 ago. 2017.

________. Constituição dos Estados Unidos do Brasil (de 18 de setembro de 1946). Rio de Janeiro, RJ, 1946. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao46.htm>. Acesso em: 31 ago. 2017.

________. Constituição Federal de 1934. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm> Acesso em: 31 ago. 2017.

______. Constituição Política do Império do Brazil (de 25 de março de 1824). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm>. Acesso em: 31 ago. 2017.

________. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 31 ago. 2017.

______. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Brasília, DF, 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm>. Acesso em: 16 mar. 2017.

________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

________. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária: manual de operações. Brasília, DF: MDA, 2004.

BUENO, E. Brasil: uma história – cinco séculos de um país em construção. São Paulo: Leya, 2010. 480 p.

CALDART, R. S. Educação do campo. In: CALDART, R. S. et al. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 257-265.

______. A escola do campo em movimento. In: BENJAMIN, C.; CALDART, R. S. Projeto popular e escolas do campo. Brasília: Articulação nacional por uma educação básica do campo, 2000. p. 23-48. (Coleção Por uma Educação do Campo III).

CARVALHO, J. M. A cidadania no Brasil: o longo caminho. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. 256 p.

FERNANDES, B. M. Diretrizes de uma caminhada. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Orgs.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 133-145.

FERREIRA, F. J.; BRANDÃO, E. C. Educação do campo: um olhar histórico, uma realidade concreta. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, Ano V, n. 9, jul./dez. 2011. Disponível em: <https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/educacao-do-campo-um-olhar-historico-uma-realidade-concreta.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2017.

GEHRKE, M. Organização do trabalho pedagógico da escola do campo. In:_______. (Org.). Educação do campo em movimento: teoria e prática cotidiana. Curitiba: Editora da UFPR, 2010. 231 p.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006. 176 p.

HENRIQUE, R. et al. (Orgs.). Educação do campo: diferenças mudando paradigmas. Brasília: MEC/Secad, 2007. 81 p.

LEINEKER, M. S. L.; ABREU, C. B. M. A educação do campo e os textos constitucionais: um estudo a partir da Constituição Federal de 1934. In: Anais do IX ANPED Sul – Seminário de Pesquisa da Região Sul. 2012, p. 1-13. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1772/79>. Acesso em: 16 de maio 2017.

LIMA, M. M. A.; SILVA, C. Educação do campo: o descompasso entre a legislação e a realidade educacional para as comunidades camponesas. Revista Lugares de Educação, Bananeiras, v. 5, n. 11, p. 241-254, ago./dez. 2015. doi: http://dx.doi.org/10.18788/2237-1451/rle.v5n11p241-254.

MARIN, J. O. B. et al. O problema do trabalho infantil na agricultura familiar: o caso da produção de tabaco em Agudo-RS. Revista de Economia e Sociologia Rural, Piracicaba, v. 50, n. 4, p. 763-786, out./dez. 2012. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-20032012000400010.

NASCIMENTO, M. I. M. O Império e as primeiras tentativas de organização da educação nacional (1822-1889). Unicamp: Histedbr. 2005. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/periodo_imperial_intro.html>. Acesso em: 23 mar. 2017.

RIBEIRO, M. Educação rural. In: CALDART, R. S. et al. (Orgs.). Dicionário da educação do campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012, p. 293-299. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-84782012000300023.

________. Pedagogia da alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n.1, p. 27-45, jan./abr. 2008. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022008000100003.

SANTOS, R. B. Histórico da educação do campo no Brasil. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfLvwAB/historia-educacao-campo-no-brasil>. Acesso em: 16 de dez. 2015.

SILVA Jr., A. F.; NETTO, M. B. Por uma educação do campo: percursos históricos e possibilidades. Entrelaçando: Revista Eletrônica de Culturas e Educação, Uberlândia, n. 3, p. 45-60, nov. 2011.

SILVA, C.; ANDRADE, K. S.; MOREIRA, F. A retextualização no gênero Caderno da Realidade na Pedagogia da Alternância. Acta Scientiarum: Language and Culture, Maringá, v. 37, n. 4, p. 359-369, out./dez. 2015. doi: http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v37i4.25050.

TODOS pela educação. Disponível em: <http://www.todospelaeducacao.org.br/reportagens-tpe/22215/metade-dos-professores-que-lecionam-na-zona-rural-nao-tem-formacao-adequada>. Acesso em: 21 out. 2017.

VILLA, M. A. A história das constituições brasileiras. São Paulo: Leya, 2011. p. 116.

Downloads

Publicado

09-01-2018

Como Citar

FILHO, I. D. C.; SILVA, C. da. Reflexões sobre a educação do campo: revisitando a história do Brasil. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 3, p. 67–83, 2018. DOI: 10.14393/rep-v16n32017-art05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38835. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais