Pode uma formiga sentir desejo de morar em outro formigueiro?

reflexões sobre a escuta docente por meio das perguntas-crianças de uma escola do/no camp

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73988

Palabras clave:

Educação do/no campo, Interculturalidade, Perguntas-criança, Infâncias campesinas, Escuta docente

Resumen

Entendemos que a escuta docente em relação às perguntas das crianças pode deslocar, rasurar e possibilitar a reflexão sobre a prática e os encaminhamentos pedagógicos. O objetivo do presente trabalho consiste em analisar as potencialidades de um ensino que promova a abertura no campo do pensamento-outro a partir das narrativas apresentadas por crianças do campo que vivem na/da ilha. Esta pesquisa qualitativa traz o recorte das experiências vivenciadas em uma sala multisseriada, compreendendo os educandos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, em uma escola localizada na Ilha Rasa, Guaraqueçaba, litoral do Paraná. Utilizamos como instrumento metodológico as narrativas, e a análise envolveu elementos da interculturalidade. Os resultados apontam para três perguntas formuladas pelas crianças que mobilizaram reflexões e impactaram a prática docente, demonstrando o desejo de saírem do campo e migraram para as cidades, com vistas a obter um lugar de “prosperidade”, “melhoria” e “progresso”. Encontramos nas perguntas uma potência e possibilidade de promover a escuta docente como um instrumento para ensinar e socializar os conhecimentos em sala de aula. Compreendemos que este estudo é um importante caminho para propor reflexões e novas direções para as infâncias que estão inseridas em uma Educação do/no Campo.

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Biografía del autor/a

  • Bruna Garcia, Universidade Federal do Paraná

    Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática na Universidade Federal do Paraná, Brasil.

  • Mayki Jardim Sivico, Universidade Federal do Paraná

    Doutorando em Educação em Ciências e em Matemática na Universidade Federal do Paraná, Brasil, com período sanduíche na Universidade do Porto, Portugal.

  • Camila de Paiva, Universidade Federal do Paraná
      Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática na Universidade Federal do Paraná, Brasil; professora da rede estadual de educação do estado do Paraná, Brasil. 
  • Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná

    Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; professor do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciência. 

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Publicado

2025-01-14

Cómo citar

GARCIA, Bruna; SIVICO, Mayki Jardim; PAIVA, Camila de; LORENZETTI, Leonir. Pode uma formiga sentir desejo de morar em outro formigueiro? : reflexões sobre a escuta docente por meio das perguntas-crianças de uma escola do/no camp. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 3, p. 1–20, 2025. DOI: 10.14393/REP-2024-73988. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73988. Acesso em: 1 may. 2025.