Da rua à universidade
um sonho possível a partir do compromisso do estado com iniciativas que promovam o acesso ao ensino superior das pessoas das classes populares e em situação de rua
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-73730Palavras-chave:
Acesso à universidade, Políticas educacionais, Desigualdade socioeconômica, Pessoas em situação de rua, Pré-vestibularResumo
Este estudo reflete sobre a (des)obrigação dos Governos Estaduais em garantir o acesso à Universidade, destacando o ensino superior como um direito fundamental que promove o desenvolvimento socioeconômico. A análise enfatiza a importância de políticas estaduais para reduzir desigualdades no acesso ao ensino superior, com destaque para a inclusão de pessoas em situação de rua a partir de programas pré-vestibulares gratuitos. Utilizando revisão bibliográfica narrativa, o estudo explora a necessidade de um compromisso efetivo dos Governos Estaduais, mesmo sem obrigação constitucional, para implementar políticas inclusivas. Conclui-se que essas políticas são essenciais para o desenvolvimento humano e social, e sugere-se a continuidade das investigações sobre o tema.
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