A contrarreforma da educação superior brasileira no contexto da crise do capital

Autores

  • Agercicleiton Coelho Guerra Universidade Estadual do Ceará
  • Antonia Rozimar Machado e Rocha Universidade Federal do Ceará
  • Marcela Figueira Ferreira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v19n12020-49989

Palavras-chave:

Ensino Superior, Neoliberalismo, Privatização

Resumo

O presente artigo discute as mudanças no ensino superior brasileiro a partir do contexto da crise estrutural do capital. Assim, buscamos relacionar como o desenvolvimento do sistema capitalista e as mudanças socioprodutivas atingem a educação brasileira e o ensino superior. A metodologia da pesquisa é de cunho bibliográfico-documental. Concluímos que o crescimento do setor privado no ensino superior possui uma estreita relação com as políticas econômicas adotadas nos países periféricos. Serviços essenciais como de saúde e educação passam pela privatização, atingindo a população não somente por essa via, mas também pela negação do acesso às instituições públicas de ensino superior e às áreas de conhecimento da universidade baseadas no tripé ensino, pesquisa e extensão.

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Biografia do Autor

Agercicleiton Coelho Guerra, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Educação na Universidade Estadual do Ceará, Brasil.

Antonia Rozimar Machado e Rocha, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; professora adjunta e coordenadora pedagógica das licenciaturas nessa instituição.

Marcela Figueira Ferreira, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará, Brasil; professora da rede municipal de ensino de Fortaleza, Ceará, Brasil.

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Publicado

13-03-2020

Como Citar

GUERRA, A. C.; ROCHA, A. R. M. e; FERREIRA, M. F. . A contrarreforma da educação superior brasileira no contexto da crise do capital. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 126–143, 2020. DOI: 10.14393/rep-v19n12020-49989. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49989. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais