Panorama e desafios da universalização e qualidade do ensino primário

estudo do corredor logístico da Beira, em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-73629

Palavras-chave:

Corredor logístico, Ensino básico, Universalização do ensino

Resumo

Um sistema de ensino básico assimétrico e não universalizado pode representar um expressivo entrave para o desenvolvimento de dada região, frequentemente determinado por políticas públicas incompletas. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar características, panoramas e desafios da educação básica no corredor logístico da Beira, em Moçambique. A perspectiva de análise integrada se deu com base em dois pilares de desenvolvimento aportados por Oprițescu (2012): infraestrutura e educação básica. A pesquisa se orientou qualitativamente, a partir de dados primários, baseada em três entrevistas semiestruturadas com gestores públicos provinciais de educação básica. A análise contemplou uma adaptação metodológica, visando aferir o relacionamento das respostas dos pesquisados, com base nas determinações de Bauer e Gaskell (2017), considerando os distintos padrões de respostas quanto à relevância, convergência, sincronicidade e isolamento (este último, acrescido pelos autores da pesquisa). Como resultados, se evidencia determinadas especificidades, vinculadas a fatores infraestruturais, pedagógicos, de qualidade e de universalização da abrangência do ensino básico. Logo, o corredor logístico da Beira, que estimula o desenvolvimento social e econômico das comunidades em seu entorno, foi considerado um ambiente mais integrado em termos de fluxo, dinâmica econômica e rede de cidades. Contudo, os reflexos no sistema de ensino contrapõem essa conclusão.

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Biografia do Autor

  • Jacinto Orlando João, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Doutor em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil; professor na Escola Secundária da Soalpo, Província de Manica, Moçambique.

  • Rógis Juarez Bernardy, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; pós-doutoral em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil; professor na Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

10-09-2025

Como Citar

JOÃO, Jacinto Orlando; BERNARDY, Rógis Juarez. Panorama e desafios da universalização e qualidade do ensino primário: estudo do corredor logístico da Beira, em Moçambique. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 2, p. 64–85, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-73629. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73629. Acesso em: 5 dez. 2025.