Educação em saúde bucal coletiva
uma autoetnografia da fada do dente
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-73469Palavras-chave:
Educação em saúde, Odontopediatria, Pesquisa Qualitativa, Ensino, Interação socialResumo
A educação em saúde bucal e os procedimentos preventivos são a base do cuidado odontológico e a ludicidade torna-se uma importante aliada. O objetivo deste estudo foi desvelar as memórias imbricadas em um projeto de ensino que reúne a fantasia e a odontologia. Realizou-se uma autoetnografia com técnica de observação participante a partir do registro de anotações, resgate de memórias, exercício da reflexividade, crítica e interpretação. Foram utilizadas fotografias que, além de ilustrar, também compuseram a etapa de resgate de memórias e documentação. Emanaram duas categorias reflexivas: 1. a professora fada; 2. fada do dente e o imaginário infantil: do encantamento à cooperação. Foi possível constatar a importância da construção do vínculo com o paciente infantil para seu engajamento e colaboração com o processo de cuidado odontológico; a figura da fada do dente causa impacto, resgate de memórias de fantasia, encantamento e adesão aos temas trabalhados, além de construir vínculos.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 3, de 21 de junho de 2021. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia e dá outras providências. Brasília, DF, 2021. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3561/resolucao-cne-ces-n-3. Acesso em: 13 dez. 2024.
DESLAURIERS, L. et al. Measuring actual learning versus feeling of learning in response to being actively engaged in the classroom. Proceedings of the National Academy of Sciences, Berkeley, v. 116, n. 39, p. 19251-19257, set. 2019. DOI 10.1073/pnas.1821936116. Disponível em: https://www.pnas.org/doi/10.1073/pnas.1821936116. Acesso em: 3 jan. 2024.
FERRARESSO , L. F. O. T. et al. Playful strategies in extension actions to promote oral health with children. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 12, n. 3, 2023. DOI 10.33448/rsd-v12i3.40364. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40364. Acesso em: 2 jan. 2024.
FERREIRA, J. M. Narrativas sobre afetações da pandemia COVID-19 em uma Unidade Básica de Saúde: uma autoetnografia. 2022. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/55299. Acesso em: 13 dez. 2024.
FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1985.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1996.
LOUARTH, P. A verdadeira história da fada do dente. 2023. Disponível em: https://www.petitlouarth.com.br/blogs/news/a-verdadeira-historia-da-fada-do-dente. Acesso em: 23 ago. 2024.
MINAYO, M. C.; GUERRIERO, I. C. Z. Reflexividade como éthos da pesquisa qualitativa. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 4, p. 1103-1112, 2014. DOI 10.1590/1413-81232014194.18912013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/DgfNdVrZzZbN7rKTSQ8v4qR/. Acesso em: 12 dez. 2024.
MOTTA, P. M. R.; BARROS, N. F. Resenha. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 31, n. 6, p. 1339-1340, 2015. DOI 10.1590/0102-311XRE020615. Disponível em: https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/5948. Acesso em: 13 dez. 2024.
NORO, L. R. A. et al. O professor (ainda) no centro do processo ensino-aprendizagem em Odontologia. Revista da ABENO, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 2-11, jan./2015. DOI 10.30979/rev.abeno.v15i1.146. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/146. Acesso em: 13 dez. 2024.
PAIVA, M. R. F. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: uma revisão integrativa. SANARE, Sobral, v. 15, n. 2, p. 145-153, 2017. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049. Acesso em: 13 dez. 2024.
PRINCIPE, G. F.; SMITH, E. The tooth, the whole tooth and nothing but the tooth: how belief in the Tooth Fairy can engender false memories. Applied Cognitive Psychology, Chichester, v. 22, n. 5, p. 625-642, jul. 2008. DOI 10.1002/acp.1402. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2008-10465-003. Acesso em: 13 dez. 2024.
SIGAUD, C. H. S. et al. Promoção de higiene bucal de pré escolares: Efeitos de uma intervenção educativa lúdica. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 70, n. 3, p. 545-551, maio/jun. 2017. DOI 10.1590/0034-7167-2016-0237. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/KD68FQZmXxnPSPhYVFcDbfk/?lang=pt. Acesso em: 13 dez. 2024.
SENNA, M. I. B. et al. Procedimentos de ensino adotados no curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais: uma análise documental. Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v. 51, n. 3, p. 129-137, set. 2015. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-09392015000200002. Acesso em: 12 dez. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Renata de Oliveira Cartaxo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.