Educação em saúde bucal coletiva

uma autoetnografia da fada do dente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73469

Palavras-chave:

Educação em saúde, Odontopediatria, Pesquisa Qualitativa, Ensino, Interação social

Resumo

A educação em saúde bucal e os procedimentos preventivos são a base do cuidado odontológico e a ludicidade torna-se uma importante aliada. O objetivo deste estudo foi desvelar as memórias imbricadas em um projeto de ensino que reúne a fantasia e a odontologia. Realizou-se uma autoetnografia com técnica de observação participante a partir do registro de anotações, resgate de memórias, exercício da reflexividade, crítica e interpretação. Foram utilizadas fotografias que, além de ilustrar, também compuseram a etapa de resgate de memórias e documentação. Emanaram duas categorias reflexivas: 1. a professora fada; 2. fada do dente e o imaginário infantil: do encantamento à cooperação. Foi possível constatar a importância da construção do vínculo com o paciente infantil para seu engajamento e colaboração com o processo de cuidado odontológico; a figura da fada do dente causa impacto, resgate de memórias de fantasia, encantamento e adesão aos temas trabalhados, além de construir vínculos.

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Biografia do Autor

  • Renata de Oliveira Cartaxo, Universidade de Pernambuco

    Doutora em Ciências da Saúde pelo Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC, São Paulo, Brasil; professora adjunta da Universidade de Pernambuco, campus Arcoverde, Brasil; membro do Núcleo de Integração Ensino Serviço.

     

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Publicado

14-01-2025

Como Citar

CARTAXO, Renata de Oliveira. Educação em saúde bucal coletiva: uma autoetnografia da fada do dente. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 3, p. 357–370, 2025. DOI: 10.14393/REP-2024-73469. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73469. Acesso em: 18 abr. 2025.

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