Adorno, a educação contra a barbárie e o cenário brasileiro

a escola como lugar privilegiado do combate ao fascismo

Autores

  • Luciano Teixeira Dias Rede Municipal de Ensino de Alfenas
  • Marcos Roberto de Faria Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-71391

Palavras-chave:

Adorno, Educação, Barbárie

Resumo

Este artigo tem a intenção de abordar um expressivo fenômeno político de extrema-direita que emerge na sociedade brasileira, em particular na esfera da Educação Básica, suscitando controvérsias em comunidades escolares e no campo das pesquisas em Educação. Notamos que o desfecho da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em 2018, ocorreu ainda no alvorecer da experiência política e educacional que então colocamos em tela. Diante dessa conjuntura, realizamos uma análise do contexto em que o documento foi implementado. Averiguamos justamente se o documento da BNCC se fundamenta sob uma perspectiva considerada emancipatória, nos contornos do quadro conceitual oferecido pela teoria crítica de Theodor Adorno (1995), em razão da preocupação dele com o tema da emancipação no âmbito educacional. Em conclusão, destacamos que as emergentes forças sociais do neoliberalismo e do fascismo à brasileira balizaram a produção – e não uma determinação – das diretrizes pedagógicas que atualmente prescrevem o que deve ser ensinado no ofício da docência nas escolas públicas e privadas do país.

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Biografia do Autor

Luciano Teixeira Dias, Rede Municipal de Ensino de Alfenas

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais, Brasil; supervisor pedagógico na rede municipal de ensino de Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

Marcos Roberto de Faria, Universidade Federal de Alfenas

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil; com período sanduíche na Università Degli Studi Di Udine, Itália; professor associado da Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais, Brasil; membro da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped) e da Sociedade Brasileira de História da Educação; membro fundador da Associação Latinoamericana de Filosofia da Educação e da Sociedade Brasileira de Retórica.

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Publicado

14-08-2024

Como Citar

DIAS, L. T.; FARIA, M. R. de. Adorno, a educação contra a barbárie e o cenário brasileiro: a escola como lugar privilegiado do combate ao fascismo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 2, p. 183–202, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-71391. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/71391. Acesso em: 18 nov. 2024.