Adorno, a educação contra a barbárie e o cenário brasileiro
a escola como lugar privilegiado do combate ao fascismo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-71391Palavras-chave:
Adorno, Educação, BarbárieResumo
Este artigo tem a intenção de abordar um expressivo fenômeno político de extrema-direita que emerge na sociedade brasileira, em particular na esfera da Educação Básica, suscitando controvérsias em comunidades escolares e no campo das pesquisas em Educação. Notamos que o desfecho da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em 2018, ocorreu ainda no alvorecer da experiência política e educacional que então colocamos em tela. Diante dessa conjuntura, realizamos uma análise do contexto em que o documento foi implementado. Averiguamos justamente se o documento da BNCC se fundamenta sob uma perspectiva considerada emancipatória, nos contornos do quadro conceitual oferecido pela teoria crítica de Theodor Adorno (1995), em razão da preocupação dele com o tema da emancipação no âmbito educacional. Em conclusão, destacamos que as emergentes forças sociais do neoliberalismo e do fascismo à brasileira balizaram a produção – e não uma determinação – das diretrizes pedagógicas que atualmente prescrevem o que deve ser ensinado no ofício da docência nas escolas públicas e privadas do país.
Downloads
Referências
ADORNO, T. L. W. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1995.
BARROSO, R. R. J.; SILVA, L. C. M. Escola Sem Partido e a ameaça à educação crítica e libertadora. In: Congresso Nacional de Educação, 7., 2020, Maceió. Anais [...]. Maceió: Realize, 2020. p. 1-12. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68557. Acesso em: 18 jan. 2023.
BOITO JUNIOR, A. O caminho brasileiro para o facismo. Caderno CRH, Salvador, v. 34, p. 1-23, 2021. DOI 10.9771/ccrh.v34i0.35578. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccrh/a/CSKYLS49WkF4Zr7fnFJTMmm/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 10 dez. 2023.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 13 nov. de 2022.
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Fundo de Financiamento Estudantil. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/financiamento/fies-graduacao/perguntas-frequentes-fies. Acesso em: 19 nov. 2022.
BRASIL. INEP. Exame Nacional do Ensino Médio. Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem. Acesso em: 19 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Educação Conectada. Disponível em: https://educacaoconectada.mec.gov.br/index.php#ancora. Acesso em: 13 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes para a Educação Básica. Brasília, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/323-secretarias-112877938/orgaos- vinculados-82187207/12992-diretrizes-para-a-educacao-basica. Acesso em: 2 maio 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 3 dez. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação Programa Universidade Para Todos. Disponível em: https://acessounico.mec.gov.br/prouni. Acesso em: 19 nov. 2022
BRASIL. Recurso extraordinário Supremo Tribunal Federal. Rio Grande do Sul, 2015. Disponível em: http://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=4774632. Acesso em: 20 jan. 2023.
BUENO, S. F. Educação, paranoia e semiformação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p. 299-315, 2010. DOI 10.1590/S0102-46982010000200014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/pzcxkfFrhtTfGt46TCjCPpK/. Acesso em: 29 maio 2024.
CARA, D. T. O fenômeno de descumprimento do Plano Nacional de Educação. 2019. 181 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/003129319. Acesso em: 12 out. 2023.
CARTA CAPITAL. Ataques à educação pública fazem parte de um projeto de privatização. São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/educacao/ataques-a-educacao-publica-fazem-parte-de-um-projeto-de-privatizacao/. Acesso em: 9 nov. 2022.
CASSIO, F. Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019.
DUBET, F. O que é uma escola justa? Tradução de Édi Gonçalves de Oliveira e Sérgio Cataldi. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 123, p. 539-555, 2004. DOI 10.1590/S0100-15742004000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/jLBWTVHsRGSNm78HxCWdHRQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2023.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 22. ed. São Paulo: Paz & Terra, 1996.
MAAR, W. L. Adorno, semiformação e educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 83, p. 459-476, 2003. DOI 10.1590/S0101-73302003000200008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302003000200008. Acesso em: 12 dez. 2022.
MIGUEL, L. F. Da “doutrinação marxista” à “ideologia de gênero” - Escola Sem Partido e as leis da mordaça no parlamento brasileiro. Direito e Práxis, Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, p. 590-621, 2016. DOI 10.12957/dep.2016.25163. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/25163. Acesso em: 10 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Sistema de Seleção Unificada. Disponível em: https://acessounico.mec.gov.br/. Acesso em: 19 nov. 2022.
PENNA, F. A. A defesa da “educação domiciliar” através do ataque à educação democrática: a especificidade da escola como espaço de dissenso. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, v. 24, n. 42, p. 8-28, 2019. DOI 10.26694/les.v0i42.9336. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1101. Acesso em: 20 jan. 2023.
RICHTER, A. C.; VAZ, A. F. Momentos do parque em uma rotina de educação infantil: corpo, consumo, barbárie. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 673-684, 2010. DOI 10.1590/S1517-97022010000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/BSrH7t9zSVYygxT9376kD9q/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2023.
TREVISAN, A. L.. Educação e violência: a educação contra o fascismo. Educação, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 1-14, 2020. DOI 10.15448/1981-2582.2020.2.35788. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/848/84866249005/html/. Acesso em: 23 abr. 2022.
VASCONCELOS, M. C. C. Educação na casa: perspectivas de desescolarização ou liberdade de escolha? Pro-Posições, Campinas, v. 28, n. 2, p. 122-140, 2017. DOI 10.1590/1980-6248-2015-0172. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/f5JrWJZqS8jTT3YV5RSKLzL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2023.
ZUIN, A.; PUCCI, B.; OLIVEIRA, N. R. Adorno: o poder educativo do pensamento crítico. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luciano Teixeira Dias, Marcos Roberto de Faria
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.