Kant e a influência da educação na política e na ideia de uma paz perpétua

Autores

  • João Paulo Martins Universidade Federal de Alfenas
  • Marcos Roberto de Faria Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n22019-47101

Palavras-chave:

Kant, Educação, Ética, Paz perpétua

Resumo

Este artigo visa refletir sobre a educação a partir do pensamento do filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804). O principal objetivo é apresentar o pensamento kantiano sobre a educação em sua relação com a ideia de paz perpétua. Ao realizar tal reflexão, notamos que a educação proposta pelo filósofo exerce papel importante na formação moral dos indivíduos e logo há uma incidência na formação social, contribuindo positivamente no processo da realização de uma ordem mundial cosmopolita e da consequente obtenção de uma paz perpétua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Martins, Universidade Federal de Alfenas

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

Marcos Roberto de Faria, Universidade Federal de Alfenas

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil, com período de estágio sanduíche na Università Degli Studi di Udine, Itália; professor associado na Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

Referências

CUNHA, B. L. A gênese da ética de Kant: o desenvolvimento moral pré-crítico em sua relação com a teodiceia. 2016. 280 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Programa de pós graduação em filosofia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

KANT, I. Crítica da Razão Pura. Tradução de Valério Rohden e de Udo Baldur Moosburguer. São Paulo: Nova Cultura; 2001.

KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2007.

KANT, I. Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. Tradução de Artur Morão. São Paulo: Lusosofia Press, 2013.

KANT, I. Lições de ética. Tradução de Bruno Leonardo Cunha e Charles Feldhaus. São Paulo: Unesp, 2018.

KANT, I. O conflito das faculdades. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1983.

KANT, I. Para a paz perpétua. Tradução de Bárbara Kristensen. Galiza: Igesip, 2006.

KANT, I. Que significa orientar-se no pensamento? Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? In: KANT, I. Textos seletos. Tradução de Floriano de Sousa Fernandes. Petrópolis: Vozes, 1985. p. 70-116.

KANT, I. Sobre a pedagogia. 3. ed. Tradução de Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Editora Unimep, 2002.

Downloads

Publicado

15-10-2019

Como Citar

MARTINS, J. P.; FARIA, M. R. de. Kant e a influência da educação na política e na ideia de uma paz perpétua. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 43–58, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n22019-47101. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/47101. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais