Kant e a influência da educação na política e na ideia de uma paz perpétua
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v18n22019-47101Palavras-chave:
Kant, Educação, Ética, Paz perpétuaResumo
Este artigo visa refletir sobre a educação a partir do pensamento do filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804). O principal objetivo é apresentar o pensamento kantiano sobre a educação em sua relação com a ideia de paz perpétua. Ao realizar tal reflexão, notamos que a educação proposta pelo filósofo exerce papel importante na formação moral dos indivíduos e logo há uma incidência na formação social, contribuindo positivamente no processo da realização de uma ordem mundial cosmopolita e da consequente obtenção de uma paz perpétua.
Downloads
Referências
CUNHA, B. L. A gênese da ética de Kant: o desenvolvimento moral pré-crítico em sua relação com a teodiceia. 2016. 280 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Programa de pós graduação em filosofia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
KANT, I. Crítica da Razão Pura. Tradução de Valério Rohden e de Udo Baldur Moosburguer. São Paulo: Nova Cultura; 2001.
KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2007.
KANT, I. Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. Tradução de Artur Morão. São Paulo: Lusosofia Press, 2013.
KANT, I. Lições de ética. Tradução de Bruno Leonardo Cunha e Charles Feldhaus. São Paulo: Unesp, 2018.
KANT, I. O conflito das faculdades. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1983.
KANT, I. Para a paz perpétua. Tradução de Bárbara Kristensen. Galiza: Igesip, 2006.
KANT, I. Que significa orientar-se no pensamento? Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? In: KANT, I. Textos seletos. Tradução de Floriano de Sousa Fernandes. Petrópolis: Vozes, 1985. p. 70-116.
KANT, I. Sobre a pedagogia. 3. ed. Tradução de Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Editora Unimep, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 João Paulo Martins, Marcos Roberto de Faria
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.