Projeto de Extensão: formação de professores(as) para cumprimento da Lei nº 11.645/2008 no currículo de escolas públicas municipais de Coari/Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-70490Palavras-chave:
Lei nº 11.645/2008, Extensão, Formação de professores/as, Escola municipalResumo
Sabemos que há um conjunto de manifestações de matriz africana e indígena no Brasil que necessitam ser reconhecidas por seus valores culturais e educativos. Com base nessa realidade, este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um Projeto de Extensão, realizado na Universidade Federal do Amazonas. Para a realização do projeto, foi oferecido um encontro de capacitação para os professores(as) de uma escola municipal, promovendo discussões teóricas, e realização de oficinas, de modo que posteriormente fossem executadas atividades nas escolas. Foram suscitados debates, assim como o reconhecimento e a efetivação de atividades de planejamento sobre essa temática no contexto escolar, buscando o fortalecimento do trabalho numa perspectiva interdisciplinar, além de trocas de experiências nessa relação escola/comunidade acadêmica, combatendo os estereótipos negativos e os preconceitos que se perpetuam na sociedade brasileira e amazonense em torno da cultura afro-brasileira e indígena.
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