O ensino de cultura e história afro-brasileira e indígena na educação básica: o desafio de professores, alunos e ações governamentais.

Autores

  • Renata Figueiredo Moraes

Resumo

O presente texto trata das primeiras abordagens sobre o negro na história do Brasil, principalmente nas obras didáticas, a fim de identificar a necessidade das leis que tornaram obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira (10639/2003) e o ensino da História e da Cultura Indígena (11645/2008). Desse modo, pretende-se discutir a recepção das leis entre a comunidade escolar, alunos, professores e equipe pedagógica, principalmente no que tange aos seus desafios. A falta de formação de professores, assim como o enraizamento de preconceitos em relação a alguns conteúdos, e a ausência de material didático livre de determinados paradigmas são alguns dos obstáculos a serem enfrentados, além da falta de compromisso das Secretarias de Educação de inserir o conteúdo e exigi-lo dos antigos e novos professores.

         

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-01-05

Como Citar

MORAES, R. F. O ensino de cultura e história afro-brasileira e indígena na educação básica: o desafio de professores, alunos e ações governamentais. Revista História & Perspectivas, [S. l.], v. 28, n. 53, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/32775. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino/Pesquisa em História: desafios e perspectivas.