O terreiro e a antipedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-70154

Palavras-chave:

Terreiro, Antipedagogia, Saber

Resumo

O presente artigo busca apresentar como são socializados e mediados os saberes e conhecimentos dentro de um Terreiro de Candomblé, localizado na cidade de Jequié/BA, bem como apresentar a forma de mediação do conhecimento que acontece nele como antipedagógica, uma vez que sua estrutura está amparada nos saberes e nas práticas ancestrais e são ressemantizados e ressignificados. Por mais que apresentemos o tema como antipedagógico, percebemos que os conhecimentos são passados por meio de uma organização, que media o saber a partir de uma prática personalizada, fornecendo ao aprendiz a condição de um aprendizado singular proveniente de conhecimento pertencente ao grupo. Este artigo se lastreia teoricamente nas obras dos autores: Olivio  (2016), Quijano  (2005), Dore e Souza (2018), Gauthier (1998), Lima (2003), Prandi (2001), Braga (1998) e outros.

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Biografia do Autor

  • Romeu Sanches da Paixão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Mestrando em Relações Étnicas e Contemporaneidade na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, Brasil.

  • Itamar Pereira de Aguiar, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

     Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, Brasil; estágio pós-pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; professor na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, Brasil.

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Publicado

30-04-2024

Como Citar

PAIXÃO, Romeu Sanches da; AGUIAR, Itamar Pereira de. O terreiro e a antipedagogia. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 90–108, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-70154. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/70154. Acesso em: 1 maio. 2025.