O terreiro e a antipedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-70154

Palavras-chave:

Terreiro, Antipedagogia, Saber

Resumo

O presente artigo busca apresentar como são socializados e mediados os saberes e conhecimentos dentro de um Terreiro de Candomblé, localizado na cidade de Jequié/BA, bem como apresentar a forma de mediação do conhecimento que acontece nele como antipedagógica, uma vez que sua estrutura está amparada nos saberes e nas práticas ancestrais e são ressemantizados e ressignificados. Por mais que apresentemos o tema como antipedagógico, percebemos que os conhecimentos são passados por meio de uma organização, que media o saber a partir de uma prática personalizada, fornecendo ao aprendiz a condição de um aprendizado singular proveniente de conhecimento pertencente ao grupo. Este artigo se lastreia teoricamente nas obras dos autores: Olivio  (2016), Quijano  (2005), Dore e Souza (2018), Gauthier (1998), Lima (2003), Prandi (2001), Braga (1998) e outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romeu Sanches da Paixão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando em Relações Étnicas e Contemporaneidade na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, Brasil.

Itamar Pereira de Aguiar, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

 Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, Brasil; estágio pós-pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; professor na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, Brasil.

Referências

ALMEIDA, M. Z. Plantas medicinais e ritualísticas. 3. ed. Salvador: EDUFBA, 2011. DOI 10.7476/9788523212162. Disponível em: https://books.scielo.org/id/xf7vy. Acesso em: 8 mar. 2024.

ARAÚJO, K. A. Concepção de saúde-doença-cuidado relacionada às práticas do candomblé em Boa Vista. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/705. Acesso em: 8 mar. 2024.

BRAGA, J. S. A cadeira de Ogã e outros ensaios. Rio de Janeiro: Pallas, 1999.

BARROS, J. F. P. Ewé Orisà: uso litúrgico e terapêutico dos vegetais nas casas de Candomblé jêje-nagô. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

DORE, R.; SOUZA, H. G. Gramsci nunca mencionou o conceito de contra-hegemonia. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 25, n. 3, p. 243-260, jul./ set. 2018. DOI 10.18764/2178-2229.v25n3p243-260. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9961. Acesso em: 8 mar. 2024.

FERREIRA, T. Pedagogia da circularidade: ensinagens de Terreiro. Rio de Janeiro: Telha, 2021.

GAUTHIER, J. et al. Pesquisa em Enfermagem – novas metodologias aplicadas. Rio de Janeiro: Guanabara/Koogan, 1998.

LIMA, V. C. A família-de-santo dos candomblés jeje-nagôs da Bahia: um estudo de relações intra-grupais. 2. ed. Salvador: Corrupio, 2003.

LODY, R. Santo também come. Rio de Janeiro: Pallas, 2004.

OLIVEIRA, M. F. S.; OLIVEIRA, O. J. R. Na trilha do Caboclo: cultura, saúde e natureza. Vitória da Conquista: UESB, 2007.

OLIVIO, P. G. Presentación de la antipedagogía. Crítica, [s. l.], v. 1, n. 1, jan.-jun. 2016. Disponível em: https://www.critica.org.mx/Pedro.pdf. Acesso em: 8 mar. 2024.

PIRES, N. F.; ESCADA. F. Búzios: a interpretação dos segredos. São Paulo: Ed. Madras, 2001.

PRANDI, R. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

PRANDI, R. Os candomblés de São Paulo: a velha magia na metrópole nova. São Paulo: HUCITEC; Editora da Universidade de São Paulo, 1991.

RABELO, M. C. M. Enredos, feituras e modos de cuidado: dimensões da vida e da convivência no candomblé. Salvador: EDUFBA, 2014.

VERGER, P. Fundação Pierre Verger - Pesquisas – Plantas. Disponível em: https://www.pierreverger.org/br/pierre. Acesso em: 16 jul. 2023.

Downloads

Publicado

30-04-2024

Como Citar

PAIXÃO, R. S. da; AGUIAR, I. P. de. O terreiro e a antipedagogia. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 90–108, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-70154. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/70154. Acesso em: 21 nov. 2024.