O terreiro e a antipedagogia
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-70154Palavras-chave:
Terreiro, Antipedagogia, SaberResumo
O presente artigo busca apresentar como são socializados e mediados os saberes e conhecimentos dentro de um Terreiro de Candomblé, localizado na cidade de Jequié/BA, bem como apresentar a forma de mediação do conhecimento que acontece nele como antipedagógica, uma vez que sua estrutura está amparada nos saberes e nas práticas ancestrais e são ressemantizados e ressignificados. Por mais que apresentemos o tema como antipedagógico, percebemos que os conhecimentos são passados por meio de uma organização, que media o saber a partir de uma prática personalizada, fornecendo ao aprendiz a condição de um aprendizado singular proveniente de conhecimento pertencente ao grupo. Este artigo se lastreia teoricamente nas obras dos autores: Olivio (2016), Quijano (2005), Dore e Souza (2018), Gauthier (1998), Lima (2003), Prandi (2001), Braga (1998) e outros.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. Z. Plantas medicinais e ritualísticas. 3. ed. Salvador: EDUFBA, 2011. DOI 10.7476/9788523212162. Disponível em: https://books.scielo.org/id/xf7vy. Acesso em: 8 mar. 2024.
ARAÚJO, K. A. Concepção de saúde-doença-cuidado relacionada às práticas do candomblé em Boa Vista. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/705. Acesso em: 8 mar. 2024.
BRAGA, J. S. A cadeira de Ogã e outros ensaios. Rio de Janeiro: Pallas, 1999.
BARROS, J. F. P. Ewé Orisà: uso litúrgico e terapêutico dos vegetais nas casas de Candomblé jêje-nagô. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
DORE, R.; SOUZA, H. G. Gramsci nunca mencionou o conceito de contra-hegemonia. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 25, n. 3, p. 243-260, jul./ set. 2018. DOI 10.18764/2178-2229.v25n3p243-260. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9961. Acesso em: 8 mar. 2024.
FERREIRA, T. Pedagogia da circularidade: ensinagens de Terreiro. Rio de Janeiro: Telha, 2021.
GAUTHIER, J. et al. Pesquisa em Enfermagem – novas metodologias aplicadas. Rio de Janeiro: Guanabara/Koogan, 1998.
LIMA, V. C. A família-de-santo dos candomblés jeje-nagôs da Bahia: um estudo de relações intra-grupais. 2. ed. Salvador: Corrupio, 2003.
LODY, R. Santo também come. Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
OLIVEIRA, M. F. S.; OLIVEIRA, O. J. R. Na trilha do Caboclo: cultura, saúde e natureza. Vitória da Conquista: UESB, 2007.
OLIVIO, P. G. Presentación de la antipedagogía. Crítica, [s. l.], v. 1, n. 1, jan.-jun. 2016. Disponível em: https://www.critica.org.mx/Pedro.pdf. Acesso em: 8 mar. 2024.
PIRES, N. F.; ESCADA. F. Búzios: a interpretação dos segredos. São Paulo: Ed. Madras, 2001.
PRANDI, R. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
PRANDI, R. Os candomblés de São Paulo: a velha magia na metrópole nova. São Paulo: HUCITEC; Editora da Universidade de São Paulo, 1991.
RABELO, M. C. M. Enredos, feituras e modos de cuidado: dimensões da vida e da convivência no candomblé. Salvador: EDUFBA, 2014.
VERGER, P. Fundação Pierre Verger - Pesquisas – Plantas. Disponível em: https://www.pierreverger.org/br/pierre. Acesso em: 16 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Romeu Sanches da Paixão, Itamar Pereira de Aguiar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.