Por uma Educação do Campo com as vozes da luta pela terra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-61990

Palavras-chave:

Literatura, Poéticas orais, Educação do campo, Projeto de Assentamento Grande Vitória

Resumo

O artigo trata da importância de poéticas orais dos moradores do Projeto de Assentamento Grande Vitória, Marabá, Pará, como formação política no ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, na Escola Família Agrícola Jean Hébette. As informações advêm de pesquisa realizada no curso de licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Metodologicamente, foram consultados aportes teóricos interdisciplinares e realizadas entrevistas com agricultores do Projeto de Assentamento orientadas pela História Oral. As poéticas orais evocam temáticas dos modos de vida do campesinato: migração, resistência à violência no campo e conflitos entre projetos do capitalismo internacional e as populações tradicionais. Como resultados e encaminhamentos, compreende-se a necessidade de reafirmação dos atributos políticos do ensino do campo em diálogos críticos com historiografias linguísticas, literárias, canônicas e não canônicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia dos Santos Pereira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduada em Educação do Campo pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil.

Hiran de Moura Possas, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil; líder do Grupo de  Estudos Interculturais das Amazônias  (GEIA/CNPQ/UNIFESSPA); integrante do grupo de pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem (PUC/SP).

Referências

AGAMBEN, G. O que é dispositivo. In: AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009. p. 27-51.

AMORIM, M. A. de; SILVA, T. C. da. O ensino de literaturas na BNCC: discursos (re)existências possíveis. In: GERHARDT, A. F.; AMORIM, M. A. de (org.). A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. Campinas: Pontes Editores, 2019. p. 153-179.

CALDART, R. S. Licenciaturas em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências piloto (UFMG; UnB; UFBA e UFS). Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

CORDEIRO, N. K G.; REIS, N. da S.; HAGE, S. M. Pedagogia da Alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo. Em aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 115-125, abr. 2011. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3078. Acesso em: 20 maio 2021.

DA SILVA LOBO, D. Agroecologia e educação do campo: experiências educativas da Escola Família Agrícola (EFA), no município de Marabá. Dissertação (Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, 2018.

FREIRE, P. Educação e participação comunitária. In: FREIRE, P. Política e educação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FREITAS, L. C. de. A luta por uma pedagogia do meio: revisitando o conceito. In: PISTRAK, M. (org.). A escola-comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

GLISSANT, E. Introdução a uma poética da diversidade. Tradução de Enilce do Carmo Albergaria Rocha. Juiz de Fora: EDUFJF, 2005.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, 1995. Doi: 10.1590/S0034-75901995000300004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?lang=pt. Acesso em: 10 abr. 2021.

NARRADOR 1. Entrevista oral [gravada] realizada por Andreia dos Santos Pereira. Marabá, Pará, 15 de outubro. 2016. 1h05 min.

NARRADOR 2. Entrevista oral [gravada] realizada por Andreia dos Santos Pereira. Marabá, Pará, 28 de abril. 2019. 1h24 min.

NARRADOR 3. Entrevista oral [gravada] realizada por Andreia dos Santos Pereira. Marabá, Pará, 9 de março. 2019. 1h30min.

NARRADOR 4. Entrevista oral [gravada] realizada por Andreia dos Santos Pereira. Marabá, Pará, 26 de maio. 2019. 1h32 min.

PEIRANO, M. A favor da etnografia. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995.

PIMENTEL, D.; AKEL, J. F. O lugar das poéticas orais. Boitatá, Londrina, v. 9, n. 17, p. 191-212, jan.-jul. 2014. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/31661. Acesso em: 20 maio 2021.

PORTELLI, A. História oral como arte da escuta. Tradução de Ricardo Santhiago. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

POSSAS, H. de M. Poéticas orais: sopros das tradições na contemporaneidade. Mato Grosso do Sul: EDUFGD, 2010.

QUEIROZ, J. B. P. de. Construção das Escolas Famílias Agrícolas no Brasil: ensino médio e educação profissional. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2004.

SANTOS, G. Cantares da Educação do Campo. 2006. Disponível em: https://mst.org.br/download/mst-cantares-da-educacao-do-campo-caderno-de-letras-e-cifras-de-musicas/. Acesso em 15 maio 2021.

SILVA, J. As curvas da barbárie: a atualidade do massacre de Eldorado dos Carajás. Marabá, terra bendita [blog], abr. 2020. Disponível em: https://marabaterrabendita.blogspot.com/search?q=as+curvas. Acesso em: 20 maio 2021.

VILANOVA, M. Pensar a subjetividade-estatísticas e fontes orais. In: MORAES, M. (org). História oral. Rio de Janeiro: Diadorim, 1994.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Como Citar

PEREIRA, A. dos S. .; POSSAS, H. de M. Por uma Educação do Campo com as vozes da luta pela terra. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 3, p. 24–38, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-61990. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61990. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)