O Teatro-Fórum na busca de temas geradores
uma proposta de ensino na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-66974Palavras-chave:
Ensino, Educação de Jovens e Adultos, Teatro do Oprimido, Tema GeradorResumo
São inúmeros os desafios encontrados na educação, principalmente em relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde se constatam baixo rendimento escolar e alto índice de evasão. Nesse contexto, um grande desafio para o corpo docente é construir práticas que propiciem à classe estudantil um maior envolvimento com a disciplina e uma visão mais crítica de mundo. A proposta deste trabalho se alinha com a pedagogia de Paulo Freire, que se constitui nos temas geradores como método de desalienação e aprendizado à educação, em conjunto com a proposta de Augusto Boal, que se fundamenta no Teatro do Oprimido como método cênico pedagógico. Em comum, ambas propostas apresentam posicionamentos ético-políticos de transformação social, pelo viés da educação e da cultura. O objetivo do trabalho foi desenvolver e avaliar uma proposta por meio do Teatro-Fórum de Augusto Boal, no contexto da EJA, buscando verificar a relação na definição do tema gerador de Paulo Freire. Os resultados mostraram que trabalhar o Teatro-Fórum através da dialogicidade foi oportunizar ao/a estudante sua contribuição ao diálogo, estabelecendo assim sua autonomia e criticidade, além de ser um eficiente método para a busca e definição do tema gerador.
Downloads
Referências
ARROYO, M. Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens-adultos populares? Reveja, Niterói, v. 1, n. 0, p. 5-19, 2007. Disponível em: http://mariaellytcc.pbworks.com/f/REVEJ@_0_MiguelArroyo.pdf. Acesso em: 6 set. 2022.
BOAL, A. Hamlet e o filho do padeiro: memórias imaginadas. Rio de Janeiro: Record, 2000.
BOAL, A. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamound, 2009
BOAL, A. Augusto Boal sobre Paulo Freire. 2013. Disponível em: http://augustoboal.com.br. Acesso em: 3 mar. 2022.
Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
Freire, P. Pedagogia do oprimido. 48. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia. Resolução nº 25/2019 do CONSUN. Estabelece a Política de Extensão da Universidade Federal de Uberlândia, e dá outras providências. Uberlândia, 22 nov. 2019. Disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/resolucaoCONSUN-2019-25.pdf. Acesso em: 1 set. 2022.
VELÔSO, T. M. G. et al.; Educação popular e arte: novas tessituras em um assentamento rural. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 357–372, 2021. DOI 10.14393/REP-2021-54882. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/54882. Acesso em: 12 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Tânia Gomes Lima, Adevailton Bernardo dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.