O Teatro-Fórum na busca de temas geradores

uma proposta de ensino na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Maria Tânia Gomes Lima Universidade Federal de Uberlândia
  • Adevailton Bernardo dos Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-66974

Palavras-chave:

Ensino, Educação de Jovens e Adultos, Teatro do Oprimido, Tema Gerador

Resumo

São inúmeros os desafios encontrados na educação, principalmente em relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde se constatam baixo rendimento escolar e alto índice de evasão. Nesse contexto, um grande desafio para o corpo docente é construir práticas que propiciem à classe estudantil um maior envolvimento com a disciplina e uma visão mais crítica de mundo. A proposta deste trabalho se alinha com a pedagogia de Paulo Freire, que se constitui nos temas geradores como método de desalienação e aprendizado à educação, em conjunto com a proposta de Augusto Boal, que se fundamenta no Teatro do Oprimido como método cênico pedagógico. Em comum, ambas propostas apresentam posicionamentos ético-políticos de transformação social, pelo viés da educação e da cultura. O objetivo do trabalho foi desenvolver e avaliar uma proposta por meio do Teatro-Fórum de Augusto Boal, no contexto da EJA, buscando verificar a relação na definição do tema gerador de Paulo Freire. Os resultados mostraram que trabalhar o Teatro-Fórum através da dialogicidade foi oportunizar ao/a estudante sua contribuição ao diálogo, estabelecendo assim sua autonomia e criticidade, além de ser um eficiente método para a busca e definição do tema gerador.

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Biografia do Autor

  • Maria Tânia Gomes Lima, Universidade Federal de Uberlândia

    Mestranda em Matemática na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

  • Adevailton Bernardo dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutor em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; professor efetivo do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Referências

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Publicado

28-04-2023

Como Citar

LIMA, Maria Tânia Gomes; SANTOS, Adevailton Bernardo dos. O Teatro-Fórum na busca de temas geradores: uma proposta de ensino na Educação de Jovens e Adultos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 118–131, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-66974. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/66974. Acesso em: 1 maio. 2025.