Cursinho Popular Avante
relato de experiência sobre as metodologias utilizadas no ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-65126Palavras-chave:
Ensino de Química, Educação, Cursinho PopularResumo
Este estudo apresenta as experiências metodológicas utilizadas durante o ensino de Química nas aulas do Cursinho Popular Avante como uma forma de ampliação do conhecimento científico e de criticidade da realidade vivenciada pelos envolvidos. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, tendo como coleta de dados observações realizadas durante as aulas com registro em diário de campo, no período de 2017 a 2018, a análise do relatório da coordenação do cursinho e as entrevistas semiestruturadas com participação de três educadores populares. Como resultado, o Cursinho Popular Avante contribuiu para a formação e a prática docente de educadores/as, preparação de metodologias no ensino de Química e alguns aspectos de iniciativa voltada à superação de dificuldades de conceitos básicos e motivação. As relações humanas com os educandos não fugiram da primícia da educação popular, sendo um lugar de oportunidade e incentivo às pessoas que concluíram o ensino médio, exclusivamente, em escolas públicas gratuitas, para o ingresso ao ensino superior.
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