Gênero, raça e a interseccionalidade nas práticas escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-64985

Palavras-chave:

Gênero, Raça, Prática, Interseccionalidade, Cidadania

Resumo

Este artigo apresenta, de forma reflexiva e crítica, a interseccionalidade presente entre as temáticas gênero e raça. Dessa forma, partimos do pressuposto de que as escolas necessitam se ancorar na interseccionalidade como ferramenta analítica para dar sentido e consistência às práticas escolares e promover as discussões sobre gênero e raça de maneira interligada, propiciando, assim, um olhar panorâmico sobre temáticas que se apresentam como desafiadoras e, ao mesmo tempo, primordiais para o processo de ensino e aprendizagem. O estudo proposto se fundamenta na pesquisa bibliográfica de diferentes autores/as, como Akotirene (2019), Candau (2014), Collins e Bilge (2020), Connel e Pearse (2015), Grosfoguel (2009), Henrique (2002), hooks (2015), Louro (2014), Vianna (2020) e outros/as, buscando relacionar, dentro das pesquisas desses/as autores/as, o diálogo sobre os estudos de gênero, raça e interseccionalidade, de forma contextualizada com a educação. Diante do exposto, podemos concluir que a interseccionalidade entre gênero e raça são fecundas e (re)produzidas historicamente. Por esses motivos,  a escola precisa se aprofundar nas discussões sobre essas temáticas, de modo a garantir o desenvolvimento da cidadania e, consequentemente, a valorização da heterogeneidade e das diferenças presentes na escola e na sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

Cássio Rodrigues Faria, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em Educação na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professor do Ensino Fundamental I e Analista Pedagógico da Rede Municipal de Educação de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidades e Performatividade (GPESP-UFU).

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

FARIA, C. R. Gênero, raça e a interseccionalidade nas práticas escolares . Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 179–193, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-64985. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/64985. Acesso em: 10 nov. 2024.