Educação popular e trabalho
o processo de interação com a prática da pesca a partir da brincadeira das jangadinhas na praia de Uruaú, Beberibe-CE
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-64492Palavras-chave:
Educação popular, Brincadeira de Jangadinhas, Praia de Uruaú, PescadoresResumo
Na praia de Uruaú, a pesca artesanal tem grande influência no mantimento econômico da comunidade, expandindo-se para outras práticas culturais. Uma delas é a confecção de jangadinhas, pequenas embarcações que simulam as jangadas utilizadas pelos pescadores. Essas jangadinhas são utilizadas por pescadores e filhos de pescadores em brincadeiras na praia e nas lagoas da comunidade. Partimos da problemática de como acontece o processo de inserção na atividade da pesca, pensando a brincadeira com as jangadinhas como parte desse processo, trazendo o debate da relação do trabalho e os movimentos sociais na formação do conceito de educação popular, destacando aspectos da pesca artesanal em Uruaú e sua organização social. As observações para este trabalho foram iniciadas em 2016, referentes ao movimento dos pescadores e suas pautas de mantimento das suas práticas na lagoa do Uruaú, junto a uma inserção na Colônia Z-11, que cuida das questões políticas e sociais dos pescadores de Beberibe, no ano de 2017, promovendo observações dentro da instituição que rege o movimento.
Downloads
Referências
ARANTES, A. A. O que é cultura popular. São Paulo: Brasiliense, 2017.
BRANDÃO, C. R.; ASSUMPÇÃO, R. Cultura rebelde: escritos sobre a educação popular ontem e agora. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.
BRANDÃO, C. R.; FAGUNDES, M. C. V. Cultura popular e educação popular: expressões da proposta freireana para um sistema de educação. Educar em Revista, Curitiba, v. 32, n. 61, 2016. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47204. Acesso em: 12 jul. 2021.
BRANDÃO, C. R. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2017.
CARNEIRO, M. C. Análise ambiental dos impactos das atividades antrópicas da APA da Lagoa de Uruaú em Beberibe-CE. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Especialização em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para Gestão Municipal de Recursos Hídricos) – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: https://capacitacao2.ana.gov.br/conhecerh/handle/ana/1783. Acesso em: 12 jul. 2021.
CARNEIRO, M. C.; GONÇALVES, T. E. Análise ambiental dos impactos das atividades antrópicas da APA da Lagoa de Uruaú em Beberibe-CE. In: SILVA, L.; ALENCAR NETO, M. F.; ELOI, W. M. (org.). Projetos de Intervenção: Planejamento ambiental. Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2019. p. 11-31.
CARRILLO, A. T. A. Educação popular como prática política e pedagógica emancipadora. In: STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (org.). Educação popular: lugar de construção social e coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 15-32.
CEARÁ. Lei nº 14.050, de 3 de março de 2008. Estabelece diretrizes de uso e ocupação da
Área de Proteção Ambiental – APA, da Lagoa do Uruaú, situada no Município de Beberibe. 2008.
ESCURRA, M. F. O trabalho como categoria fundante do ser social e a crítica à sua centralidade sob o capital. Verinotio, Rio das Ostras, n. 22, p. 12-28, 2016. Disponível em: http://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/333. Acesso em: 12 jul. 2021.
GALDINO, J. W. Educação e movimentos sociais na pesca artesanal. Fortaleza: Editora da
UFC, 2014.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
GOHN, M. G. Educação popular e movimentos sociais. In: STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (org.). Educação popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 33-48.
GOHN, M. G. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 1997.
LESSA, S. TONET, I. Introdução à filosofia de Marx. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular,
MEJÍA, M. R. La educación popular: una construcción colectiva desde el sur y desde abajo. In: STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (org.). Educação popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 369-398.
SILVA, R.; MACHADO, E. R. Uma mesma teoria geral para a educação popular e a educação social? Aproximações empíricas, teóricas e metodológicas. In: STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (org.). Educação popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 128-142.
STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (org.). Educação popular: lugar de construção social
coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013. 399 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Pedro Pereira do Nascimento, Alexandre dos Santos Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.