Educação popular e trabalho

o processo de interação com a prática da pesca a partir da brincadeira das jangadinhas na praia de Uruaú, Beberibe-CE

Autores

  • Pedro Pereira do Nascimento Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira https://orcid.org/0000-0002-1752-9694
  • Alexandre dos Santos Rocha Secretaria de Turismo e Cultura de Beberibe

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-64492

Palavras-chave:

Educação popular, Brincadeira de Jangadinhas, Praia de Uruaú, Pescadores

Resumo

Na praia de Uruaú, a pesca artesanal tem grande influência no mantimento econômico da comunidade, expandindo-se para outras práticas culturais. Uma delas é a confecção de jangadinhas, pequenas embarcações que simulam as jangadas utilizadas pelos pescadores. Essas jangadinhas são utilizadas por pescadores e filhos de pescadores em brincadeiras na praia e nas lagoas da comunidade. Partimos da problemática de como acontece o processo de inserção na atividade da pesca, pensando a brincadeira com as jangadinhas como parte desse processo, trazendo o debate da relação do trabalho e os movimentos sociais na formação do conceito de educação popular, destacando aspectos da pesca artesanal em Uruaú e sua organização social. As observações para este trabalho foram iniciadas em 2016, referentes ao movimento dos pescadores e suas pautas de mantimento das suas práticas na lagoa do Uruaú, junto a uma inserção na Colônia Z-11, que cuida das questões políticas e sociais dos pescadores de Beberibe, no ano de 2017, promovendo observações dentro da instituição que rege o movimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Pereira do Nascimento, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Graduando em História na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Ceará, Brasil; membro do Grupo de Extensão "Vem jogar mais eu".

Alexandre dos Santos Rocha, Secretaria de Turismo e Cultura de Beberibe

Mestre em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil; pedagogo na Secretaria de Turismo e Cultura de Beberibe, Ceará, Brasil. 

Referências

ARANTES, A. A. O que é cultura popular. São Paulo: Brasiliense, 2017.

BRANDÃO, C. R.; ASSUMPÇÃO, R. Cultura rebelde: escritos sobre a educação popular ontem e agora. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.

BRANDÃO, C. R.; FAGUNDES, M. C. V. Cultura popular e educação popular: expressões da proposta freireana para um sistema de educação. Educar em Revista, Curitiba, v. 32, n. 61, 2016. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47204. Acesso em: 12 jul. 2021.

BRANDÃO, C. R. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2017.

CARNEIRO, M. C. Análise ambiental dos impactos das atividades antrópicas da APA da Lagoa de Uruaú em Beberibe-CE. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Especialização em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para Gestão Municipal de Recursos Hídricos) – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: https://capacitacao2.ana.gov.br/conhecerh/handle/ana/1783. Acesso em: 12 jul. 2021.

CARNEIRO, M. C.; GONÇALVES, T. E. Análise ambiental dos impactos das atividades antrópicas da APA da Lagoa de Uruaú em Beberibe-CE. In: SILVA, L.; ALENCAR NETO, M. F.; ELOI, W. M. (org.). Projetos de Intervenção: Planejamento ambiental. Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2019. p. 11-31.

CARRILLO, A. T. A. Educação popular como prática política e pedagógica emancipadora. In: STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (org.). Educação popular: lugar de construção social e coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 15-32.

CEARÁ. Lei nº 14.050, de 3 de março de 2008. Estabelece diretrizes de uso e ocupação da

Área de Proteção Ambiental – APA, da Lagoa do Uruaú, situada no Município de Beberibe. 2008.

ESCURRA, M. F. O trabalho como categoria fundante do ser social e a crítica à sua centralidade sob o capital. Verinotio, Rio das Ostras, n. 22, p. 12-28, 2016. Disponível em: http://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/333. Acesso em: 12 jul. 2021.

GALDINO, J. W. Educação e movimentos sociais na pesca artesanal. Fortaleza: Editora da

UFC, 2014.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

GOHN, M. G. Educação popular e movimentos sociais. In: STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (org.). Educação popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 33-48.

GOHN, M. G. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 1997.

LESSA, S. TONET, I. Introdução à filosofia de Marx. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular,

MEJÍA, M. R. La educación popular: una construcción colectiva desde el sur y desde abajo. In: STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (org.). Educação popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 369-398.

SILVA, R.; MACHADO, E. R. Uma mesma teoria geral para a educação popular e a educação social? Aproximações empíricas, teóricas e metodológicas. In: STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (org.). Educação popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 128-142.

STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (org.). Educação popular: lugar de construção social

coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013. 399 p.

Downloads

Publicado

30-12-2022

Como Citar

NASCIMENTO, P. P. do; ROCHA, A. dos S. Educação popular e trabalho: o processo de interação com a prática da pesca a partir da brincadeira das jangadinhas na praia de Uruaú, Beberibe-CE. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 334–353, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-64492. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/64492. Acesso em: 22 jul. 2024.