Contribuições do processo de curadoria para a formação de professores de arte

em foco o 1º Desafio das Artes Visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-63721

Palavras-chave:

Curadoria Educativa, Artes Visuais, Ensino Médio

Resumo

O presente artigo descreve o processo de curadoria realizado no 1º Desafio das Artes Visuais, desenvolvido por meio de uma disciplina de Estágio em Artes Visuais de uma Universidade do Estado de Santa Catarina. O desafio foi realizado como forma de criar espaços de ensino e aprendizagem para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas durante a pandemia de Covid-19. Neste trabalho, tecemos relações entre os conceitos abordados por Ostrower (2014) ao falar de processo criativo com os de Carvalho, Gottardi e Souza (2020), que abordam a educação no período pandêmico. Buscamos analisar com mais profundidade o processo de curadoria realizado com trabalhos enviados por estudantes do ensino médio nesse desafio. Apoiamo-nos em Martins (2011), que aborda o conceito de curadoria educativa, para discutir as questões que se relacionam ao processo curatorial no ensino de Artes Visuais. Este artigo demonstra grande importância para pensarmos o percurso de uma curadoria em contexto não formal de ensino, além de criar um espaço para pensarmos a formação de professores de artes visuais em suas dimensões estéticas, éticas e poéticas.

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Biografia do Autor

  • José Inacio Sperber, Fundação Universidade Regional de Blumenau

    Mestrando em Educação na Fundação Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil; bolsista demanda social CAPES; membro do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação (GPAEE/ FURB).

  • Anderson Devegili, Fundação Universidade Regional de Blumenau

    Pós-graduando (Especialização) em Psicanálise e a Psicologia pela Faculdade Metropolitana, São Paulo, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação (GPAEE/ FURB); professor de Arte na rede estadual de educação de Santa Catarina, Brasil.

  • Thayná Ribeiro, Fundação Universidade Regional de Blumenau

    Graduada em Artes Visuais pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil; bolsista do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE/FURB).

  • Karoline Arielli de Lima Souza, Fundação Universidade Regional de Blumenau

    Graduada em Artes Visuais pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil; professora da rede municipal de educação do município de Gaspar, Santa Catarina, Brasil.

Referências

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

SPERBER, José Inacio; DEVEGILI, Anderson; RIBEIRO, Thayná; SOUZA, Karoline Arielli de Lima. Contribuições do processo de curadoria para a formação de professores de arte: em foco o 1º Desafio das Artes Visuais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 395–411, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-63721. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/63721. Acesso em: 29 abr. 2025.