Contribuições do processo de curadoria para a formação de professores de arte
em foco o 1º Desafio das Artes Visuais
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-63721Palavras-chave:
Curadoria Educativa, Artes Visuais, Ensino MédioResumo
O presente artigo descreve o processo de curadoria realizado no 1º Desafio das Artes Visuais, desenvolvido por meio de uma disciplina de Estágio em Artes Visuais de uma Universidade do Estado de Santa Catarina. O desafio foi realizado como forma de criar espaços de ensino e aprendizagem para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas durante a pandemia de Covid-19. Neste trabalho, tecemos relações entre os conceitos abordados por Ostrower (2014) ao falar de processo criativo com os de Carvalho, Gottardi e Souza (2020), que abordam a educação no período pandêmico. Buscamos analisar com mais profundidade o processo de curadoria realizado com trabalhos enviados por estudantes do ensino médio nesse desafio. Apoiamo-nos em Martins (2011), que aborda o conceito de curadoria educativa, para discutir as questões que se relacionam ao processo curatorial no ensino de Artes Visuais. Este artigo demonstra grande importância para pensarmos o percurso de uma curadoria em contexto não formal de ensino, além de criar um espaço para pensarmos a formação de professores de artes visuais em suas dimensões estéticas, éticas e poéticas.
Downloads
Referências
BARROS, L. P.; KASTRUP, V. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 52-75.
CARVALHO, C.; GOTTARDI, P.; SOUZA, H. R. L. R. Corpos [pandêmicos]: ação e subjetividade na arte educação. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-15, jul. 2020. Doi: 10.5212/PraxEduc.v.15.15527.083. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15527. Acesso em: 6 dez. 2020.
MARTINS, M. C. (coord.). Curadoria educativa: inventando conversas. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 14, n. 1, p. 9-27, jan./jun. 2006. Disponível em: http://fvcb.com.br/site/wp-content/uploads/2012/05/Canal-do-Educador_Texto_Curadoria-Educativa.pdf. Acesso em: 6 dez. 2020.
MARTINS, M. C. F. D. Arte, só na aula de arte? Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 3, p. 311-316, dez. 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/9516. Acesso em: 6 dez. 2020.
OPAS. Brasília-DF, mar. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt. Acesso em: 5 dez. 2020.
OSTROWER, F. Criatividade e o processo de criação. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 José Inacio Sperber, Anderson Devegili, Thayná Ribeiro, Karoline Arielli de Lima Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.