Contribuições do processo de curadoria para a formação de professores de arte
em foco o 1º Desafio das Artes Visuais
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-63721Palavras-chave:
Curadoria Educativa, Artes Visuais, Ensino MédioResumo
O presente artigo descreve o processo de curadoria realizado no 1º Desafio das Artes Visuais, desenvolvido por meio de uma disciplina de Estágio em Artes Visuais de uma Universidade do Estado de Santa Catarina. O desafio foi realizado como forma de criar espaços de ensino e aprendizagem para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas durante a pandemia de Covid-19. Neste trabalho, tecemos relações entre os conceitos abordados por Ostrower (2014) ao falar de processo criativo com os de Carvalho, Gottardi e Souza (2020), que abordam a educação no período pandêmico. Buscamos analisar com mais profundidade o processo de curadoria realizado com trabalhos enviados por estudantes do ensino médio nesse desafio. Apoiamo-nos em Martins (2011), que aborda o conceito de curadoria educativa, para discutir as questões que se relacionam ao processo curatorial no ensino de Artes Visuais. Este artigo demonstra grande importância para pensarmos o percurso de uma curadoria em contexto não formal de ensino, além de criar um espaço para pensarmos a formação de professores de artes visuais em suas dimensões estéticas, éticas e poéticas.
Downloads
Referências
BARROS, L. P.; KASTRUP, V. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 52-75.
CARVALHO, C.; GOTTARDI, P.; SOUZA, H. R. L. R. Corpos [pandêmicos]: ação e subjetividade na arte educação. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-15, jul. 2020. Doi: 10.5212/PraxEduc.v.15.15527.083. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15527. Acesso em: 6 dez. 2020.
MARTINS, M. C. (coord.). Curadoria educativa: inventando conversas. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 14, n. 1, p. 9-27, jan./jun. 2006. Disponível em: http://fvcb.com.br/site/wp-content/uploads/2012/05/Canal-do-Educador_Texto_Curadoria-Educativa.pdf. Acesso em: 6 dez. 2020.
MARTINS, M. C. F. D. Arte, só na aula de arte? Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 3, p. 311-316, dez. 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/9516. Acesso em: 6 dez. 2020.
OPAS. Brasília-DF, mar. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt. Acesso em: 5 dez. 2020.
OSTROWER, F. Criatividade e o processo de criação. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 José Inacio Sperber, Anderson Devegili, Thayná Ribeiro, Karoline Arielli de Lima Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.