Contribuições do processo de curadoria para a formação de professores de arte

em foco o 1º Desafio das Artes Visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-63721

Palavras-chave:

Curadoria Educativa, Artes Visuais, Ensino Médio

Resumo

O presente artigo descreve o processo de curadoria realizado no 1º Desafio das Artes Visuais, desenvolvido por meio de uma disciplina de Estágio em Artes Visuais de uma Universidade do Estado de Santa Catarina. O desafio foi realizado como forma de criar espaços de ensino e aprendizagem para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas durante a pandemia de Covid-19. Neste trabalho, tecemos relações entre os conceitos abordados por Ostrower (2014) ao falar de processo criativo com os de Carvalho, Gottardi e Souza (2020), que abordam a educação no período pandêmico. Buscamos analisar com mais profundidade o processo de curadoria realizado com trabalhos enviados por estudantes do ensino médio nesse desafio. Apoiamo-nos em Martins (2011), que aborda o conceito de curadoria educativa, para discutir as questões que se relacionam ao processo curatorial no ensino de Artes Visuais. Este artigo demonstra grande importância para pensarmos o percurso de uma curadoria em contexto não formal de ensino, além de criar um espaço para pensarmos a formação de professores de artes visuais em suas dimensões estéticas, éticas e poéticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Inacio Sperber, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Mestrando em Educação na Fundação Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil; bolsista demanda social CAPES; membro do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação (GPAEE/ FURB).

Anderson Devegili, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Pós-graduando (Especialização) em Psicanálise e a Psicologia pela Faculdade Metropolitana, São Paulo, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação (GPAEE/ FURB); professor de Arte na rede estadual de educação de Santa Catarina, Brasil.

Thayná Ribeiro, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Graduada em Artes Visuais pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil; bolsista do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE/FURB).

Karoline Arielli de Lima Souza, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Graduada em Artes Visuais pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil; professora da rede municipal de educação do município de Gaspar, Santa Catarina, Brasil.

Referências

BARROS, L. P.; KASTRUP, V. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 52-75.

CARVALHO, C.; GOTTARDI, P.; SOUZA, H. R. L. R. Corpos [pandêmicos]: ação e subjetividade na arte educação. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-15, jul. 2020. Doi: 10.5212/PraxEduc.v.15.15527.083. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15527. Acesso em: 6 dez. 2020.

MARTINS, M. C. (coord.). Curadoria educativa: inventando conversas. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 14, n. 1, p. 9-27, jan./jun. 2006. Disponível em: http://fvcb.com.br/site/wp-content/uploads/2012/05/Canal-do-Educador_Texto_Curadoria-Educativa.pdf. Acesso em: 6 dez. 2020.

MARTINS, M. C. F. D. Arte, só na aula de arte? Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 3, p. 311-316, dez. 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/9516. Acesso em: 6 dez. 2020.

OPAS. Brasília-DF, mar. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt. Acesso em: 5 dez. 2020.

OSTROWER, F. Criatividade e o processo de criação. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

Downloads

Publicado

29-08-2022

Como Citar

SPERBER, J. I.; DEVEGILI, A.; RIBEIRO, T.; SOUZA, K. A. de L. Contribuições do processo de curadoria para a formação de professores de arte: em foco o 1º Desafio das Artes Visuais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 395–411, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-63721. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/63721. Acesso em: 21 nov. 2024.