Educação Popular e Covid-19
relato de experiência de residentes em Saúde Coletiva na Atenção Básica
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-62968Palavras-chave:
COVID-19, Educação em Saúde, Sala de EsperaResumo
Com a chegada do Sars-CoV-2 no país, os fluxos e protocolos precisaram ser revistos a fim de conter a disseminação do vírus, acarretando na diminuição das atividades realizadas na Atenção Básica. Nesse contexto, a Educação Popular se mostrou uma importante estratégia para o acesso a informações sobre a Covid-19, sendo as atividades de sala de espera uma ótima opção para fortalecer esse processo. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência das residentes em Saúde Coletiva a respeito de atividade realizada na Atenção Primária. Trata-se de um relato de experiência resultante de uma atividade em sala de espera relacionada à Covid-19, realizada pelas residentes em Saúde Coletiva em uma Unidade Básica de Saúde do município de Salgueiro-PE. A dinâmica foi realizada por meio de perguntas norteadoras que foram respondidas levantando-se plaquinhas contendo “sim” ou “não”. O momento foi de troca de saberes e explanação sobre o assunto, colocando os usuários no papel de protagonistas e multiplicadores de informações. Conclui-se que a atuação das residentes na Atenção Primária durante a pandemia permitiu a ampliação do olhar para ações voltadas ao enfrentamento da Covid-19, fortalecendo o vínculo entre usuários e equipe, e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.
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