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Educação Popular e Covid-19

relato de experiência de residentes em Saúde Coletiva na Atenção Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-62968

Palavras-chave:

COVID-19, Educação em Saúde, Sala de Espera

Resumo

Com a chegada do Sars-CoV-2 no país, os fluxos e protocolos precisaram ser revistos a fim de conter a disseminação do vírus, acarretando na diminuição das atividades realizadas na Atenção Básica. Nesse contexto, a Educação Popular se mostrou uma importante estratégia para o acesso a informações sobre a Covid-19, sendo as atividades de sala de espera uma ótima opção para fortalecer esse processo. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência das residentes em Saúde Coletiva a respeito de atividade realizada na Atenção Primária. Trata-se de um relato de experiência resultante de uma atividade em sala de espera relacionada à Covid-19, realizada pelas residentes em Saúde Coletiva em uma Unidade Básica de Saúde do município de Salgueiro-PE. A dinâmica foi realizada por meio de perguntas norteadoras que foram respondidas levantando-se plaquinhas contendo “sim” ou “não”. O momento foi de troca de saberes e explanação sobre o assunto, colocando os usuários no papel de protagonistas e multiplicadores de informações. Conclui-se que a atuação das residentes na Atenção Primária durante a pandemia permitiu a ampliação do olhar para ações voltadas ao enfrentamento da Covid-19, fortalecendo o vínculo entre usuários e equipe, e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

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Biografia do Autor

  • Ana Carolina dos Santos Anjos, Escola de Saúde Pública de Pernambuco

    Especialista em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública de Pernambuco, Brasil.

  • Diana Loyce Monteiro, Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco

    Mestranda em Saúde Pública no Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Pernambuco, Brasil.

  • Renata de Oliveira Cartaxo, Universidade de Pernambuco

    Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, São Paulo, Brasil; professora assistente na Universidade de Pernambuco, Campus Arcoverde, Brasil.

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Publicado

29-08-2022

Versões

Como Citar

ANJOS, Ana Carolina dos Santos; MONTEIRO, Diana Loyce; CARTAXO, Renata de Oliveira. Educação Popular e Covid-19 : relato de experiência de residentes em Saúde Coletiva na Atenção Básica . Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 327–340, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-62968. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62968. Acesso em: 20 abr. 2025.