Imprensa, escrita feminina e práticas liberais democráticas na Paraíba na década de 1930

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-62899

Palavras-chave:

História da Educação, Impressos educacionais, Mulheres

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar e analisar os discursos sobre civismo e democracia que eram veiculados na Paraíba, na primeira metade do século 20, a partir dos periódicos Boletim de Educação, organizado pelo departamento de Estatística e Publicidade do Estado, e Periódico Educacional da Diretoria de Ensino Primário da Paraíba (Revista do Ensino), articulando com as propostas educacionais para o período em questão e destacando o papel das mulheres dentro do contexto de produção e divulgação da imprensa paraibana entre os anos de 1936 e 1937. Inicialmente, discorreremos brevemente sobre o uso de fontes documentais na História da Educação e a sua importância nos caminhos teórico-metodológicos escolhidos por pesquisadores(as). A partir disso, explanaremos sobre a atuação feminina na imprensa oficial e nas discussões políticas da Paraíba. Posteriormente, analisaremos as fontes já mencionadas, indicando os principais pontos de discussão sobre civismo e democracia – também estruturadas em uma pesquisa bibliográfica anteriormente feita. Tendo em vista os aspectos observados, é possível concluir que a escrita feminina forneceu contribuições históricas ao cenário social, educacional e político paraibano, objetivando a conquista de uma sociedade menos desigual, promovendo a equidade entres os gêneros e o avanço das práticas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley Targino Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação na Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Isabela Nathália Nunes Tristão, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação na Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Referências

BACELLAR, C. Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, C. B. (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

CARR, E. H. Que é História? Tradução de Lúcia Maurício de Alverga. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

CERTEAU, M. A escrita da História. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

CAMPOS, R. M. Civismo. Boletim de Educação, João Pessoa, n. 2, p. 15- 18, 1937.

DISCINI, N.; CAMPOS, R. D. A imagem da mulher na literatura e no jornal das primeiras décadas do Século XX: questões de discurso e gênero. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 8, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/3723. Acesso em: 19 jan. 2022.

GONDRA, J. G.; SCHUELER, A. Educação, poder e sociedade no império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.

KULESKA, W. A. et al. O malogro da Educação Popular na Paraíba (1930 - 1945). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL”, 5., 2001, Campinas. Anais [...] Campinas: UNICAMP, 2001.

LE GOFF, J. História e Memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1996.

LUCA, T. R. A Grande Imprensa na Primeira Metade do século XX. In: MARTINS, A. L.; LUCA, T. R. (org.). História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2013.

MACHADO, C. J. S.; NUNES, M. L. S. O feminismo paraibano: Associação Paraibana Pelo Progresso Feminino (APPF) – 1933. In: MACHADO, C. J. S.; NUNES, M. L. S. (org.). Gênero e sexualidade: perspectivas em debate. João Pessoa: Editora UFPB, 2007.

MIGNOT, A. C.; GONDRA, J. G. (org.). Viagens pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007.

MONTEIRO, A. A. Jardim de Infância. Revista do Ensino, João Pessoa, v. 1, n. 3, p. 13-14, 1932. Disponível em: https://issuu.com/revistadoensino/docs/revista_do_ensino_iii. Acesso em: 19 jan. 2022.

NUNES, M. L. S. A imprensa paraibana e os direitos da mulher: textos publicados no Jornal A União na década de 1920. In: SCOCUGLIA, A. C. et al. Pesquisa e historiografia da educação brasileira. São Paulo: Autores Associados, 2006.

NUNES, M. L. S. et al. Vocação, missão, profissão: a docência na visão de educadoras paraibanas (1935). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL”, 9., 2012, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: Editora UFPB, 2012.

NUNES, M. L. S.; MACHADO, C. J. S. Uma página feminina: escritos para a educação das mulheres paraibanas (década de 1930). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 13, n. 54, p. 189-206, 2013. Doi: 10.20396/rho.v13i54.8640177. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640177. Acesso em: 19 jan. 2022.

PINHEIRO, A. C. F. Instrução e cultura escolar: considerações sobre cultura educacional no oitocentos. In: CURY, C. E.; MARIANO, S. R. C. (org.). Múltiplas Visões: cultura histórica no oitocentos. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2009.

PRADO, E. M. A importância das fontes documentais para a pesquisa em História da Educação. InterMeio, Campo Grande, v. 16, n. 31, p. 124-133, jan./jun. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2444. Acesso em: 19 jan. 2022.

SILVA, A. M. Educação e emancipação feminina na Paraíba nas primeiras décadas do século XX. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2016. Disponível em: https://run.unl.pt/bitstream/10362/20014/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20%28AURENI%20SILVA%29%20pronta.pdf. Acesso em: 19 jan. 2022.

SOARES JUNIOR, A. S. Corpos hígidos: o limpo e o sujo na Paraíba (1912 a 1924). 2011. 204 f. Dissertação (Mestrado em História, Área de Concentração História e Cultura Histórica) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/6040/1/arquivototal.pdf. Acesso em: 19 jan. 2022.

VIDAL, D. G. Cultura e prática escolares: uma reflexão sobre documentos e arquivos escolares. In: SOUZA, R. F.; VALDEMARIN, V. T. (org.). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2005.

VILLELA, H. O. S. O mestre-escola e a professora. In: LOPES, E. M. T.; VEIGA, C. G.; FARIA FILHO, L. M. (org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

ZANLORENZI, C. M. P. História da educação, fontes e a imprensa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 10, n. 40, p. 60-71, dez. 2010. Doi: 10.20396/rho.v10i40.8639806. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639806. Acesso em: 19 jan. 2022.

Downloads

Publicado

29-08-2022

Como Citar

SILVA, S. T.; TRISTÃO, I. N. N. Imprensa, escrita feminina e práticas liberais democráticas na Paraíba na década de 1930. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 289–306, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-62899. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62899. Acesso em: 20 nov. 2024.