Imprensa, escrita feminina e práticas liberais democráticas na Paraíba na década de 1930
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-62899Palavras-chave:
História da Educação, Impressos educacionais, MulheresResumo
Este estudo tem como objetivo identificar e analisar os discursos sobre civismo e democracia que eram veiculados na Paraíba, na primeira metade do século 20, a partir dos periódicos Boletim de Educação, organizado pelo departamento de Estatística e Publicidade do Estado, e Periódico Educacional da Diretoria de Ensino Primário da Paraíba (Revista do Ensino), articulando com as propostas educacionais para o período em questão e destacando o papel das mulheres dentro do contexto de produção e divulgação da imprensa paraibana entre os anos de 1936 e 1937. Inicialmente, discorreremos brevemente sobre o uso de fontes documentais na História da Educação e a sua importância nos caminhos teórico-metodológicos escolhidos por pesquisadores(as). A partir disso, explanaremos sobre a atuação feminina na imprensa oficial e nas discussões políticas da Paraíba. Posteriormente, analisaremos as fontes já mencionadas, indicando os principais pontos de discussão sobre civismo e democracia – também estruturadas em uma pesquisa bibliográfica anteriormente feita. Tendo em vista os aspectos observados, é possível concluir que a escrita feminina forneceu contribuições históricas ao cenário social, educacional e político paraibano, objetivando a conquista de uma sociedade menos desigual, promovendo a equidade entres os gêneros e o avanço das práticas educacionais.
Downloads
Referências
BACELLAR, C. Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, C. B. (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005.
CARR, E. H. Que é História? Tradução de Lúcia Maurício de Alverga. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
CERTEAU, M. A escrita da História. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
CAMPOS, R. M. Civismo. Boletim de Educação, João Pessoa, n. 2, p. 15- 18, 1937.
DISCINI, N.; CAMPOS, R. D. A imagem da mulher na literatura e no jornal das primeiras décadas do Século XX: questões de discurso e gênero. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 8, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/3723. Acesso em: 19 jan. 2022.
GONDRA, J. G.; SCHUELER, A. Educação, poder e sociedade no império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.
KULESKA, W. A. et al. O malogro da Educação Popular na Paraíba (1930 - 1945). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL”, 5., 2001, Campinas. Anais [...] Campinas: UNICAMP, 2001.
LE GOFF, J. História e Memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1996.
LUCA, T. R. A Grande Imprensa na Primeira Metade do século XX. In: MARTINS, A. L.; LUCA, T. R. (org.). História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2013.
MACHADO, C. J. S.; NUNES, M. L. S. O feminismo paraibano: Associação Paraibana Pelo Progresso Feminino (APPF) – 1933. In: MACHADO, C. J. S.; NUNES, M. L. S. (org.). Gênero e sexualidade: perspectivas em debate. João Pessoa: Editora UFPB, 2007.
MIGNOT, A. C.; GONDRA, J. G. (org.). Viagens pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007.
MONTEIRO, A. A. Jardim de Infância. Revista do Ensino, João Pessoa, v. 1, n. 3, p. 13-14, 1932. Disponível em: https://issuu.com/revistadoensino/docs/revista_do_ensino_iii. Acesso em: 19 jan. 2022.
NUNES, M. L. S. A imprensa paraibana e os direitos da mulher: textos publicados no Jornal A União na década de 1920. In: SCOCUGLIA, A. C. et al. Pesquisa e historiografia da educação brasileira. São Paulo: Autores Associados, 2006.
NUNES, M. L. S. et al. Vocação, missão, profissão: a docência na visão de educadoras paraibanas (1935). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL”, 9., 2012, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: Editora UFPB, 2012.
NUNES, M. L. S.; MACHADO, C. J. S. Uma página feminina: escritos para a educação das mulheres paraibanas (década de 1930). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 13, n. 54, p. 189-206, 2013. Doi: 10.20396/rho.v13i54.8640177. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640177. Acesso em: 19 jan. 2022.
PINHEIRO, A. C. F. Instrução e cultura escolar: considerações sobre cultura educacional no oitocentos. In: CURY, C. E.; MARIANO, S. R. C. (org.). Múltiplas Visões: cultura histórica no oitocentos. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2009.
PRADO, E. M. A importância das fontes documentais para a pesquisa em História da Educação. InterMeio, Campo Grande, v. 16, n. 31, p. 124-133, jan./jun. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2444. Acesso em: 19 jan. 2022.
SILVA, A. M. Educação e emancipação feminina na Paraíba nas primeiras décadas do século XX. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2016. Disponível em: https://run.unl.pt/bitstream/10362/20014/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20%28AURENI%20SILVA%29%20pronta.pdf. Acesso em: 19 jan. 2022.
SOARES JUNIOR, A. S. Corpos hígidos: o limpo e o sujo na Paraíba (1912 a 1924). 2011. 204 f. Dissertação (Mestrado em História, Área de Concentração História e Cultura Histórica) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/6040/1/arquivototal.pdf. Acesso em: 19 jan. 2022.
VIDAL, D. G. Cultura e prática escolares: uma reflexão sobre documentos e arquivos escolares. In: SOUZA, R. F.; VALDEMARIN, V. T. (org.). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2005.
VILLELA, H. O. S. O mestre-escola e a professora. In: LOPES, E. M. T.; VEIGA, C. G.; FARIA FILHO, L. M. (org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
ZANLORENZI, C. M. P. História da educação, fontes e a imprensa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 10, n. 40, p. 60-71, dez. 2010. Doi: 10.20396/rho.v10i40.8639806. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639806. Acesso em: 19 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Shirley Targino Silva, Isabela Nathália Nunes Tristão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.