Imprensa, escrita feminina e práticas liberais democráticas na Paraíba na década de 1930

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-62899

Palavras-chave:

História da Educação, Impressos educacionais, Mulheres

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar e analisar os discursos sobre civismo e democracia que eram veiculados na Paraíba, na primeira metade do século 20, a partir dos periódicos Boletim de Educação, organizado pelo departamento de Estatística e Publicidade do Estado, e Periódico Educacional da Diretoria de Ensino Primário da Paraíba (Revista do Ensino), articulando com as propostas educacionais para o período em questão e destacando o papel das mulheres dentro do contexto de produção e divulgação da imprensa paraibana entre os anos de 1936 e 1937. Inicialmente, discorreremos brevemente sobre o uso de fontes documentais na História da Educação e a sua importância nos caminhos teórico-metodológicos escolhidos por pesquisadores(as). A partir disso, explanaremos sobre a atuação feminina na imprensa oficial e nas discussões políticas da Paraíba. Posteriormente, analisaremos as fontes já mencionadas, indicando os principais pontos de discussão sobre civismo e democracia – também estruturadas em uma pesquisa bibliográfica anteriormente feita. Tendo em vista os aspectos observados, é possível concluir que a escrita feminina forneceu contribuições históricas ao cenário social, educacional e político paraibano, objetivando a conquista de uma sociedade menos desigual, promovendo a equidade entres os gêneros e o avanço das práticas educacionais.

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Biografia do Autor

Shirley Targino Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação na Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Isabela Nathália Nunes Tristão, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação na Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

SILVA, S. T.; TRISTÃO, I. N. N. Imprensa, escrita feminina e práticas liberais democráticas na Paraíba na década de 1930. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 289–306, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-62899. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62899. Acesso em: 22 jul. 2024.