Educação Popular em Saúde e a promoção de reabilitação psicossocial
relato de experiência de um grupo em um CAPS AD
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-62657Palavras-chave:
Educação Popular em Saúde, Reabilitação Psicossocial, Serviço SocialResumo
Este texto apresenta o relato da experiência sobre a realização de um grupo de reabilitação psicossocial na perspectiva da Educação Popular em Saúde (EPS) em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), no contexto da atuação da Residência, com ênfase em Saúde Mental Coletiva, da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. Nesse período foram realizados 21 encontros semanais do grupo com usuários que estavam no referido CAPS no ano de 2019. O grupo tinha como objetivo a promoção da reabilitação psicossocial, da autonomia e da reflexão crítica de seus participantes, e teve como metodologia a EPS. A partir desta experiência, foi analisado de que forma a realização do grupo promoveu reabilitação psicossocial de seus integrantes, identificando quais os instrumentos adotados na realização desse grupo que contribuíram para tal. Ao evidenciar práticas de EPS, o relato contribui para a qualificação da atenção em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), além do fortalecimento da Política de Educação Popular em Saúde (PNEP-SUS). Ademais, o trabalho propõe a EPS como alternativa de prática metodológica no desenvolvimento de grupos que visem à reabilitação psicossocial nos diferentes serviços do SUS.
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