Programas federais de alfabetização de jovens e adultos

do Plano Nacional de Alfabetização ao Programa Brasil Alfabetizado

Autores

  • Claudia de Souza Teixeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Elaine de Araújo Guimarães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n22019-47475

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Paulo Freire, Programas de alfabetização

Resumo

Este artigo objetiva apresentar algumas reflexões sobre programas federais de alfabetização de jovens e adultos, desenvolvidos nos últimos cinquenta anos no Brasil, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental.  Para tanto, apresenta um breve histórico desses programas e evidencia seus principais objetivos, estratégias e problemas. Considerou-se, na análise, que as propostas metodológicas educacionais voltadas para esse público poderiam ser mais exitosas se ideias de Paulo Freire fossem levadas em conta. O estudo baseou-se em trabalhos sobre a alfabetização de jovens e adultos e sobre os programas de alfabetização analisados, além de documentos e notícias de órgãos governamentais.  Concluiu-se que os programas federais em questão não atingiram seus objetivos, em especial, porque houve descontinuidade nas políticas públicas educacionais e falta de efetivo compromisso de muitos gestores públicos com a alfabetização de jovens e adultos. Também foi observada a adoção de estratégias pedagógicas inadequadas, mesmo quando se previa a interação com ideias de Freire. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia de Souza Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutora em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Brasil.

Elaine de Araújo Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis, Brasil.

Referências

AGLIARDI, D. A. Percursos e trajetórias das políticas e práticas educativas de jovens e adultos: do direito à educação à diversidade. In: ANPED SUL, 2012. p. 1-15. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/268/474. Acesso em: 1º jun. 2019.

BARREYRO, G. B. O Programa Alfabetização Solidária: terceirização no contexto da reforma do Estado. Educação em Revista, Curitiba, n. 38, p. 175-191, set./dez. 2010. Doi: 10.1590/S0104-40602010000300012

BELUZO, M. F; TONIOSSO, J. P. O Mobral e a alfabetização de adultos: considerações históricas. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro, v. 1, n. 2, p. 196-209, 2015. Disponível em: http://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/35/06042015200716.pdf. Acesso em: 23 mar. 2018.

BRASIL, P. C.; ZAPPELINI, T. D. Articulação governamental nas políticas públicas: Programa Brasil Alfabetizado em perspectiva. In: SILVA, J.B.; RAMOS, P. R.; SILVA, R. L. N. da (coord.). Direitos sociais e políticas públicas I. Florianópolis: CONPEDI, 2017. p. 219-236.

BRASIL. Constituição (1998). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Decreto nº 6.093, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a reorganização do Programa Brasil Alfabetizado, visando à universalização da alfabetização de jovens e adultos de quinze anos ou mais, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2007. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/94808/decreto-6093-7abetizado. Acesso em: 10 mar. 2019.

BRASIL. Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Brasília: Presidência da República, 2019a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9765.htm. Acesso em: 02 jun. 2019.

BRASIL. Decreto no 99.519, de 11 de setembro de 1990. Institui a Comissão do Programa Nacional de Alfabetização e Cidadania. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/D99519.htm. Acesso em: 23 mar. 2018.

BRASIL. Lei nº 5.379, de 15 de dezembro de 1967. Provê sobre a alfabetização funcional e a educação continuada de adolescentes e adultos. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 1967. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5379-15-dezembro-1967-359071-normaatualizada-pl.pdf. Acesso em: 01 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Documento Nacional Preparatório à VI Conferência Internacional de Educação de Adultos – CONFINTEA. Brasília: SECAD; Goiânia: FUNAPE/UFG, 2009. Disponível em: http://confinteabrasilmais6.mec.gov.br/images/documentos/documento_nacional_preparatorio_VI_CONFINTEA.pdf. Acesso em: 01 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia dos Livros Didáticos do PNLD EJA 2014. Natal: EDUFRN/Brasília: SECAD, 2014. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/phocadownload/programas/Livro_Didatico_PNLD/Guias/PNLD_2014_EJA/pnld_eja2014.pdf. Acesso em: 10 mar. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Indicadores sobre Brasil Alfabetizado. Brasília: Portal Brasileiro de Dados Abertos, 2018. Disponível em: http://dados.gov.br/dataset/brasil-alfabetizado. Acesso em: 1º ago. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Manual Operacional do Programa Brasil Alfabetizado. Brasília: MEC, 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/brasilalfabetizado/pba_ passoapasso.pdf. Acesso em: 16 out. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Decenal de Educação para Todos. Brasília: MEC, 1993. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/me002599.pdf. Acesso em: 01 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Políticas Públicas: Brasil Alfabetizado será ampliado em 2017 e atenderá 250 mil jovens e adultos. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/204-10899842/39281-brasil-alfabetizado-sera-ampliado-em-2017-e-atendera-250-mil-jovens-e-adultos. Acesso em: 3 ago. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Brasil Alfabetizado. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-brasil-alfabetizado. Acesso em: 22 fev. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional de Alfabetização e Cidadania: Marcos de Referência. Brasília: MEC/SEB, 1991. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000684.pdf. Acesso em: 1º jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos 2013-2014. Brasília: MEC, 2019b. Disponível em: http://pnld.mec.gov.br/. Acesso em: 19 mar. 2019.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Documento Básico do Mobral. Rio de Janeiro: Guavira, 1973.

CARVALHO, M. P. O financiamento da EJA no Brasil: repercussões iniciais do Fundeb. RBPAE, v. 3, n. 3, p. 635 - 655, set./dez. 2014. Doi: 10.21573/vol30n32014.57618.

CHRISTOFOLETTI, E. Educação popular e educação de adultos. Revista de Educação, Cultura e Meio Ambiente, v. 1, n. 9, p. 1-23, set. 1997. Disponível em: http://www.revistapresenca.unir.br/artigos_presenca/09elisabetechristofoletti_educacaoparaadultos.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019.

COSTA, A. C. M. Reflexões sobre a educação de jovens e adultos no Brasil. Interface, Porto Nacional, v. 3, n. 3, p. 105-117, 2006. Disponível em https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/350/246. Acesso em: 31 maio 2019.

DI PIERRO, M. C. As políticas públicas de educação básica de jovens e adultos no Brasil do período 1985/1999. 2000. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Educação) – Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE, P. Alfabetizar e politizar: Angicos, 50 anos depois. RISA, Angicos, v. 1, n. 1, p. 47-67, jan./jun. 2013. Edição Especial. Disponível em: file:///C:/Users/ctfac/Downloads/3150-Texto%20do%20artigo-9594-1-10-20130401.pdf. Acesso em: 31 maio 2019.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1980.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GADOTTI, M. A voz do biógrafo brasileiro: a prática à altura do sonho. In: GADOTTI, M. (org.). Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire; UNESCO, 1996. p. 69-110.

GADOTTI, M. MOVA: por um Brasil Alfabetizado. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008.

GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. Diretrizes Nacionais. In: GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. (org.). Educação de Jovens e Adultos: teoria, prática e proposta. 10. ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2008. p. 119-129.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. PNAD Contínua 2018: educação avança no país, mas desigualdades raciais e por região persistem. Rio de Janeiro: Agência IBGE Notícias, 2019. Disponível em: ttps://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/24857-pnad-continua-2018-educacao-avanca-no-pais-mas-desigualdades-raciais-e-por-regiao-persistem. Acesso em 19 jun. 2019.

INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Mapa do analfabetismo no Brasil. Disponível em: http://inep.gov.br/documents/186968/485745/Mapa+do+analfabetismo+no+Brasil/a53ac9ee-c0c0-4727-b216-035c65c45e1b?version=1.3. Acesso em: 31 maio 2019.

LIMA, L. de O. Tecnologia, educação e democracia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.

MACHADO, M. M. A trajetória da EJA na década de 90: políticas públicas sendo substituídas por “solidariedade”. Disponível em: http://forumeja.org.br/ gt18/files/MACHADO.pdf_2_0.pdf. Acesso em: 3 abr. 2018.

MADEIRA, V. de P. C. O desafio fundamental do Programa Nacional de Alfabetização e Cidadania - PNAC. Em Aberto, Brasília, ano 10, n. 50-51, p. 56-65, abr./set. 1992. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1813/1784. Acesso em: 23 mar. 2018.

ROSAR, M. de F. F.; CABRAL, R. M. R. Educação de jovens e adultos no primeiro ano do século XXI. Educação em Revista, Marília, v. 2, n. 1, p. 42-82, 2001. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/667. Acesso em: 1º jun. 2019.

RUMMERT, S. M; VENTURA, J. P. Políticas públicas para educação de jovens e adultos no Brasil: a permanente (re)construção da subalternidade: considerações sobre os Programas Brasil Alfabetizado e Fazendo Escola. Educar em Revista, Curitiba, n. 29, p. 29-45, 2007. Doi: 10.1590/S0104-40602007000100004.

SILVEIRA, M. Criado na ditadura por Médici, em 1970, Mobral queria erradicar analfabetismo. O Globo, Rio de Janeiro, 11 set. 2015. Disponível em: destaque/criado-na-ditadura-por-medici-em-1970-mobral-queria-erradicar-analfabetismo-17468183. Acesso em: 01 jun. 2019.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. 2. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2003. Doi: 10.1590/S1413-24782004000100002.

SOUZA JUNIOR, M. R. de. A Fundação Educar e a extinção das campanhas de alfabetização de adultos no Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

STRELHOW, T. B. Breve história sobre a educação de jovens e adultos no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 38, p. 49-59, 2010. Doi: 10.20396/rho.v10i38.8639689.

TRAVERSINI, C. S. Programa Alfabetização Solidária: o governamento de todos e de cada um. 2003. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

TUFANI, C. O Programa Brasil Alfabetizado: uma pequena introdução e possíveis áreas de pesquisas. International Policy Centre for Inclusive Growth, n. 59, p. 1-4, 2016. Disponível em: http://www.ipc-undp.org/policy-research-brief-59-o-programa-brasil-alfabetizado-uma-equena-introdu%C3%A7%C3%A3o-e-oss%C3%ADveis-%C3%Areas-de-pesquisa. Acesso em: 6 jan. 2019.

Downloads

Publicado

15-10-2019

Como Citar

TEIXEIRA, C. de S.; GUIMARÃES, E. de A. Programas federais de alfabetização de jovens e adultos: do Plano Nacional de Alfabetização ao Programa Brasil Alfabetizado. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 107–128, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n22019-47475. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/47475. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais