Programas federais de alfabetização de jovens e adultos

do Plano Nacional de Alfabetização ao Programa Brasil Alfabetizado

Autores

  • Claudia de Souza Teixeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Elaine de Araújo Guimarães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n22019-47475

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Paulo Freire, Programas de alfabetização

Resumo

Este artigo objetiva apresentar algumas reflexões sobre programas federais de alfabetização de jovens e adultos, desenvolvidos nos últimos cinquenta anos no Brasil, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental.  Para tanto, apresenta um breve histórico desses programas e evidencia seus principais objetivos, estratégias e problemas. Considerou-se, na análise, que as propostas metodológicas educacionais voltadas para esse público poderiam ser mais exitosas se ideias de Paulo Freire fossem levadas em conta. O estudo baseou-se em trabalhos sobre a alfabetização de jovens e adultos e sobre os programas de alfabetização analisados, além de documentos e notícias de órgãos governamentais.  Concluiu-se que os programas federais em questão não atingiram seus objetivos, em especial, porque houve descontinuidade nas políticas públicas educacionais e falta de efetivo compromisso de muitos gestores públicos com a alfabetização de jovens e adultos. Também foi observada a adoção de estratégias pedagógicas inadequadas, mesmo quando se previa a interação com ideias de Freire. 

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Biografia do Autor

Claudia de Souza Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutora em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Brasil.

Elaine de Araújo Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis, Brasil.

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Publicado

15-10-2019

Como Citar

TEIXEIRA, C. de S.; GUIMARÃES, E. de A. Programas federais de alfabetização de jovens e adultos: do Plano Nacional de Alfabetização ao Programa Brasil Alfabetizado. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 107–128, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n22019-47475. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/47475. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais