Ensino de Espanhol na educação de jovens e adultos

Autores

  • Claudia de Souza Teixeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Simone de Lima Serviço Social da Indústria

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-47390

Palavras-chave:

Ensino de Espanhol, Educação de jovens e adultos, Inclusão social

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino de espanhol em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio. O referencial teórico está baseado em documentos de órgãos federais e em trabalhos sobre as funções da EJA, o perfil dos seus alunos, o papel dos professores, o ensino de língua estrangeira e, em especial, o de espanhol na EJA. Defende-se que problemas como a inadequação dos materiais e das abordagens, que dificultam a desconstrução de crenças negativas dos alunos da EJA quanto a aprender uma língua estrangeira, são agravados pelo fato de que esses educandos chegam à escola, em geral, inseguros quanto à sua capacidade de dominar novos conhecimentos formais. Além dos dados teóricos, são relatadas algumas experiências pedagógicas de uma das autoras deste trabalho, como professora de espanhol, em turmas de EJA do ensino médio, em que a contextualização das atividades e o diálogo com os alunos foram fatores preponderantes para a efetivação de um processo ensino-aprendizagem de qualidade. Ao final, tenta-se comprovar a importância do ensino de espanhol não só para o aumento dos conhecimentos e da autoestima dos educandos jovens e adultos, mas também para sua maior inclusão social.

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Biografia do Autor

Claudia de Souza Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutora em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; professora de Língua Portuguesa, Literatura e Metodologia da Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Simone de Lima, Serviço Social da Indústria

Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis, Rio de Janeiro, Brasil; professora de língua espanhola do Serviço Social da Indústria (SESI), Rio de Janeiro, Brasil.

 

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Publicado

06-01-2020

Como Citar

TEIXEIRA, C. de S.; LIMA, S. de. Ensino de Espanhol na educação de jovens e adultos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 3, p. 158–178, 2020. DOI: 10.14393/REP-v18n32019-47390. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/47390. Acesso em: 19 nov. 2024.

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