Da educação à educação "por direito"

a problemática da educação dos movimentos sociais e do movimento social do campo

Autores

  • Iael de Souza Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n12019-46066

Palavras-chave:

Educação, Sujeito de direitos, Movimentos Sociais, Movimentos Sociais do Campo, Luta de classes

Resumo

A educação tem uma função social para a reprodução social, mas é apropriada pelo capital e passa a atender aos interesses e necessidades da classe que detêm os meios de produção material e, por conseguinte, também os espirituais. Ao lutar por educação, os movimentos sociais e, em particular, os movimentos sociais do campo acabam caindo na ilusória armadilha de serem “sujeitos de direitos” e passam a ter seus ideais e propostas descaracterizados e ressignificados pelo Estado de Direito através de suas políticas ditas “públicas”. Afinal, qual educação devem os movimentos sociais e o movimento social do campo, em particular, construir? Qual a forma de organização mais adequada à luta da classe trabalhadora contra o capital? Eis algumas das questões que este pequeno ensaio teórico procura analisar, evidenciando alguns dos múltiplos e contraditórios fatores que perpassam a educação “por direito” conquistada pelos movimentos sociais do campo, elencando alguns apontamentos para repensar a práxis na luta do trabalho contra o capital.

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Biografia do Autor

Iael de Souza, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professora assistente na Universidade Federal do Piauí, Brasil

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Publicado

13-06-2019

Como Citar

SOUZA, I. de. Da educação à educação "por direito" : a problemática da educação dos movimentos sociais e do movimento social do campo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 1, p. 158–181, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n12019-46066. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/46066. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais