O reordenamento do mundo do trabalho e a formação do trabalhador em face da pedagogia das competências: elementos para uma crítica ontológica

Autores

  • Alisson Slider do Nascimento de Paula Universidade Federal do Ceará
  • Kátia Regina Rodrigues Lima Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Frederico Jorge Ferreira Costa Universidade Estadual do Ceará
  • Emmanoel Lima Ferreira Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v13n22014-art05

Palavras-chave:

Educação Popular, Fromação do Trabalhador, Ontologia

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a crise do capital, bem como o reordenamento do mundo do trabalho, que causa a metamorfose da pedagogia da qualificação profissional para a pedagogia das competências decorrente da reestruturação produtiva acelerada na década de 1990. Além disso, pretende-se apontar delineamentos da ontologia marxiana acerca da educação profissional, como também do trabalhador de um novo perfil no exercício do trabalho. Ademais, optou-se por materializar proposições críticas e superadoras dos desdobramentos do trabalho na sociedade neoliberal e da formação por competências. Com isso, levanta-se a necessidade de compreender a escola como uma instituição que possa realizar a formação dos trabalhadores, desenvolvendo a educação das massas, a condição de concretização das conquistas e das práticas revolucionárias, e o sentido do trabalho concreto, enquanto categoria fundante do ser social, que propicie a emancipação e confronto direto com a alienação da atividade laborativa do trabalho abstrato do modo de acumulação flexível.

Downloads

Biografia do Autor

  • Alisson Slider do Nascimento de Paula, Universidade Federal do Ceará
    Aluno do Porgrama de Pós-graduação stricto sensu mestrado em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, História, Educação e Desenvolvimento (GETHED) e do Grupo de Estudos Marxistas (GEM).
  • Kátia Regina Rodrigues Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú
    Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, professora na Universidade Estadual Vale do Acaraú, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, História, Educação e Desenvolvimento (GETHED)
  • Frederico Jorge Ferreira Costa, Universidade Estadual do Ceará
    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor da Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará
  • Emmanoel Lima Ferreira, Universidade Estadual Vale do Acaraú
    Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará; professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú; Coordenador do Grupo de Estudos Marxistas (GEM).

Downloads

Publicado

30-12-2014

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

SLIDER DO NASCIMENTO DE PAULA, Alisson; RODRIGUES LIMA, Kátia Regina; FERREIRA COSTA, Frederico Jorge; LIMA FERREIRA, Emmanoel. O reordenamento do mundo do trabalho e a formação do trabalhador em face da pedagogia das competências: elementos para uma crítica ontológica. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 65–80, 2014. DOI: 10.14393/rep-v13n22014-art05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26578. Acesso em: 25 maio. 2025.