O reordenamento do mundo do trabalho e a formação do trabalhador em face da pedagogia das competências: elementos para uma crítica ontológica

Autores

  • Alisson Slider do Nascimento de Paula Universidade Federal do Ceará
  • Kátia Regina Rodrigues Lima Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Frederico Jorge Ferreira Costa Universidade Estadual do Ceará
  • Emmanoel Lima Ferreira Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v13n22014-art05

Palavras-chave:

Educação Popular, Fromação do Trabalhador, Ontologia

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a crise do capital, bem como o reordenamento do mundo do trabalho, que causa a metamorfose da pedagogia da qualificação profissional para a pedagogia das competências decorrente da reestruturação produtiva acelerada na década de 1990. Além disso, pretende-se apontar delineamentos da ontologia marxiana acerca da educação profissional, como também do trabalhador de um novo perfil no exercício do trabalho. Ademais, optou-se por materializar proposições críticas e superadoras dos desdobramentos do trabalho na sociedade neoliberal e da formação por competências. Com isso, levanta-se a necessidade de compreender a escola como uma instituição que possa realizar a formação dos trabalhadores, desenvolvendo a educação das massas, a condição de concretização das conquistas e das práticas revolucionárias, e o sentido do trabalho concreto, enquanto categoria fundante do ser social, que propicie a emancipação e confronto direto com a alienação da atividade laborativa do trabalho abstrato do modo de acumulação flexível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Universidade Federal do Ceará

Aluno do Porgrama de Pós-graduação stricto sensu mestrado em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, História, Educação e Desenvolvimento (GETHED) e do Grupo de Estudos Marxistas (GEM).

Kátia Regina Rodrigues Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, professora na Universidade Estadual Vale do Acaraú, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, História, Educação e Desenvolvimento (GETHED)

Frederico Jorge Ferreira Costa, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor da Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará

Emmanoel Lima Ferreira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará; professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú; Coordenador do Grupo de Estudos Marxistas (GEM).

Downloads

Publicado

30-12-2014

Como Citar

SLIDER DO NASCIMENTO DE PAULA, A.; RODRIGUES LIMA, K. R.; FERREIRA COSTA, F. J.; LIMA FERREIRA, E. O reordenamento do mundo do trabalho e a formação do trabalhador em face da pedagogia das competências: elementos para uma crítica ontológica. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 65–80, 2014. DOI: 10.14393/rep-v13n22014-art05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26578. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais