Ancestralidade e produção de saúde na comunidade indígena Xokós, Sergipe

a educação popular como proposta de formação pelo diálogo intercultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-53173

Palavras-chave:

População indígena, Mediação intercultural, Origem étnica e saúde

Resumo

O presente artigo advém de uma vivência realizada por uma turma do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EdpopSUS) do município de Lagarto-SE, com a comunidade indígena Xokós, alocada na terra Caiçara, às margens do Rio São Francisco, em Porto da Folha-SE. Objetiva relatar a vivência dos educandos do curso com a comunidade enquanto proposta de diálogo intercultural para a construção de saberes e a valorização dos modos de vida tradicionais. Para tanto, está centralizado na problematização dessa vivência, por meio do olhar da decolonialidade e da interculturalidade propostas pela Educação Popular em Saúde no encontro com a história e ancestralidade, trabalho e cultura, e modos de vida e produção de saúde, elementos vistos enquanto potentes expressões ancestrais do povo Xokó. Dessa forma, o diálogo proposto reafirma a vida e história desse povo ao passo em que se propõe a reorientar as práticas de saúde dos educandos do EdpopSUS.

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Biografia do Autor

Rodrigo Cardoso dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em Fisioterapia na Universidade Federal de Sergipe, Campus Lagarto, Brasil.

Ricardo Cardoso dos Santos, Universidade Federal de Bahia

Residente em Saúde Coletiva (Planejamento e Gestão em Saúde) pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia e Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, Brasil.

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Publicado

13-07-2020

Como Citar

SANTOS, R. C. dos; SANTOS, R. C. dos. Ancestralidade e produção de saúde na comunidade indígena Xokós, Sergipe: a educação popular como proposta de formação pelo diálogo intercultural. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 160–175, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53173. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53173. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência