Imaginação e conhecimento: uma contraposição entre Vico e a teoria cartesiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPRIM-v7n14a2022-66771

Palavras-chave:

Ciência e Filosofia, Análise, Síntese

Resumo

Resumo: Na modernidade, os cartesianos assinalam a interferência da imaginação dentre as dificuldades para se obter um conhecimento verdadeiro. Considerava-se os hipogrifos, centauros e outros seres como composições elaboradas pela imaginação humana a partir da reunião de partes mais simples, anteriormente percebidas pelos sentidos. Assim, eles consideram a imaginação e os sentidos como algumas das maiores causas de engano, caso sejam endossados pela faculdade de julgar. Em contraste, Vico busca fundamentar um conhecimento verdadeiro sem desprezar os sentidos e o corpo. Para ele, o homem está condicionado a ter um conhecimento verdadeiro somente daquilo que ele mesmo faz. E o conhecimento que ele produz sobre a natureza procede por meio da análise de suas partes, como uma espécie de “anatomia”, para, em seguida, reconstituir tudo por meio da síntese, recorrendo à imaginação. Para depurar os possíveis enganos que a imaginação produzir, Vico indica as faculdades de perceber, julgar e raciocinar.

Palavras-chave: Ciência e Filosofia; Análise; Síntese.

Imagination and knowledge: a contrast between Vico and Cartesian theory

Abstract: In the modernity, Cartesians point out the interference of imagination among the difficulties to obtain true knowledge. Hippogriffs, centaurs and other beings were considered as compositions elaborated by the human imagination from the assembly of simpler parts, which were previously perceived by the senses. Thus they regard the imagination and the senses as some of the greatest causes of deception, if they are endorsed by the faculty of judgment. In contrast, Vico seeks to ground true knowledge without neglecting the senses and the body. For him, man is conditioned to have a true knowledge only of what he himself does. And the knowledge he produces about nature proceeds through the analysis of its parts, as a kind of “anatomy”, to then reconstitute everything through synthesis, resorting to imagination. To purify the possible mistakes that the imagination can produce, Vico indicates the faculties of perceiving, judging and reasoning.

Key-words: Science and Philosophy; Analysis; Synthesis.

 

Data de registro: 22/08/2022

Data de aceite: 30/11/2023

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Lopes Rosa, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor de Filosofia do Instituto Federal do Paraná (IFPR). E-mail: marcelo.rosa@ifpr.edu.br. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2421918464544264. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4142-2720.

Referências

DAMIANI, Alberto Mario. Giambattista Vico: la ciencia anticartesiana. Buenos Aires: Almagesto, 2000.

DESCARTES, René. Discurso do método.Trad. Enrico Corvisieri. Col. Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 2000-A. p.33 – 100.

DESCARTES, René. Meditações.Trad. Enrico Corvisieri. Col. Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 2000-B. p. 231 – 334.

DESCARTES, René. Princípios de Filosofia. Trad. João Gama. Lisboa: Edições 70, 2016.

GUIDO, Humberto. Giambattista Vico: a filosofia e a educação da humanidade. Petrópolis: Vozes, 2004.

LOMONACO, Fabrizio. Vico e a metafísica de 1710. Trad. Sertório de Amorim e Silva Neto. In: LOMONACO, Fabrizio; GUIDO, Humberto; SILVA NETO, Sertório de Amorim (orgs.). Metafísica do gênero humano: natureza e história na obra de Giambattista Vico. Uberlândia: Edufu, 2018. p. 183 – 211.

MARTIRANO, Maurizio. Vico e a construção do mundo humano. In: GUIDO, Humberto; SEVILLA, José M.; SILVA NETO, Sertório de A. e. (Orgs.) Embates da razão: mito e filosofia na obra de Giambattista Vico. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia – EDUFU, 2012. p. 251 – 274.

PATTERSON, Sarah. Percepção clara e distinta. In: BROUGTHON, Jane; CARRIERO, John (orgs.). Descartes. trad. Ethel Rocha; Lia Levy. Porto Alegre: Penso, 2011. cap. 313 p. 216 – 233.

SANNA, Manuela. Manifestações da aparência e engano da presença no conceito moderno de imaginação. Trad. Humberto Guido. In: LOMONACO, Fabrizio; GUIDO, Humberto; SILVA NETO, Sertório de Amorim (orgs.). Metafísica do gênero humano: natureza e história na obra de Giambattista Vico. Uberlândia: Edufu, 2018. p. 285 – 304.

SILVA NETO, Sertório de Amorim e. Vico e a fundamentação antropológica da Metafísica. In: GUIDO, Humberto; SEVILLA, José M.; SILVA NETO, Sertório de A. e. (Orgs.) Embates da razão: mito e filosofia na obra de Giambattista Vico. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia – EDUFU, 2012. p. 203 – 224.

VICO, Giambattista. Del método de estudios de nuestro tiempo. 1708. Trad Francisco J. Navarro Gómez. Cuadernos sobre Vico, Sevilla – España, n. 9/10, 1998.

VICO, Giambattista. La antiquíssima sabiduría de los italianos partiendo de los orígenes de la lengua latina. 1710. Trad. Francisco J. Navarro Gómez. Cuadernos sobre Vico, Sevilla – España, n. 11-12, 1999-2000.

VICO, Giambattista. Obras: Oraciones inaugurales. La antiquíssima sabiduría de los italianos. Trad. Francisco J. Navarro Gómez. Barcelona: Anthropos Editorial, 2002.

VICO, Giambattista. Princípios de ciência nova: acerca da natureza comum das nações. 1744. Trad. Jorge Vaz de Carvalho. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.

Downloads

Publicado

2024-01-17

Como Citar

ROSA, M. L. Imaginação e conhecimento: uma contraposição entre Vico e a teoria cartesiana. REVISTA PRIMORDIUM, Uberlândia, v. 7, n. 14, p. 253–270, 2024. DOI: 10.14393/REPRIM-v7n14a2022-66771. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/66771. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos