Abordagem concisa do Latim a partir de uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPRIM-v4n8a2019-52621Palavras-chave:
Latim, História Concisa, Atualidade, Revisão de LiteraturaResumo
Resumo: Buscamos, neste artigo, fazer uma abordagem concisa dos pontos altos que compõem a historicidade da língua latina por acreditarmos que é incontestável o seu valor para a língua portuguesa. Este artigo pretende ser apenas um trabalho de divulgação acerca da história da língua latina desde o primeiro documento até os estudos atuais. Acreditamos que, para a devida compreensão de determinados fenômenos concernentes ao latim, é necessário, a partir de suas origens, fazermos uma ligação com o português, pois um está atrelado ao outro e, com certeza, só haverá compreensão daquele através de um bom e fundamentado entendimento deste. Partindo do pressuposto de que o latim é uma língua que ainda vive e que, de uma maneira ou de outra, é usada pela sociedade atual, pretendemos mostrar, a partir de uma abordagem histórica e concisa, a importância dessa língua para a sociedade, mostrando os principais aspectos que constituíram, ao longo de todos esses anos, a língua latina que por sua vez originou o português. Tal abordagem está fundamentada, principalmente, em Bassetto (2001), Cardeira (2008), Gonçalves (2009), Illari e Basso (2009), Marinho (2009) e Viaro (1999).
Palavras-chave: Latim; História Concisa; Atualidade; Revisão de Literatura
Latin concise approach from a literature review
Abstract: In this article, we seek to make a concise approach to the highlights that make up the historicity of the Latin language because we believe that its value for the Portuguese language is undeniable. In view of this, this article intends to be only a work of dissemination about the history of the Latin language from the first document to the current studies. We believe that, for the proper understanding of certain phenomena concerning Latin, it is necessary, from its origins, to make a connection with Portuguese, since one is linked to the other and, certainly, there will only be understanding of that through a good and reasoned understanding of this. Based on the assumption that Latin is a language that still lives and that, in one way or another, it is used by today's society, we intend to show, from a historical and concise approach, the importance of this language for society, showing the main aspects that constituted, throughout all these years, the Latin Language that in turn originated Portuguese. Such an approach is based, mainly in Bassetto (2010), Cardeira (2008), Gonçalves (2009), Illari and Basso (2009), Marinho (2009) and Viaro (1999).
Keywords: Latin; Concise History; Present; Literature Review
Data de registro: 24/12/2019
Data de aceite: 05/05/2020
Downloads
Referências
ATHAYDE, Milton. Historicidade. Laboreal, v. 10, n. 1, jul. 2014, p. 98-100. DOI: https://doi.org/10.15667/laborealx0114ma.
AUERBACH, Erich. Introdução aos Estudos Literários. 2ª ed. São Paulo: Cultrix, 1972.
BASSETTO, Bruno Fregni. Elementos de filologia românica. São Paulo, EDUSP, 2001.
BRAGANÇA JÚNIOR, Á. A. Marcas do latim medieval na Peregrinatio Aetheriae – Alguns comentários. Principia: Revista do Departamento de Letras Classicas e Orientais do Instituto de Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 77 – 86, 2008.
CACHO, Joaquín Fernandéz. Didáctica del latín. Zaragoza: Instituto de Ciencias de la Educación, 2001.
CARDEIRA, Esperança. O essencial sobre a História do Português. Lisboa: Caminho, 2006. (Coleção O Essencial)
CORDEIRO, Iana Lima; LEITE, Leni Ribeiro. O latim como ferramente de expansão do vocabulário do português. Codex – Revista de Estudos Clássicos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, jul;/dez. 2017, p. 29-48. DOI: http://dx.doi.org/10.25187/codex.v5i2.12077 .
COSTA, Aída. A poesia lírica em Roma. Revista de História, nº 27, s/d
FARIA, Ernesto. Fonética Histórica do Latim. 2ª ed. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1970.
FIORIN, José Luiz. Letras clássicas no 2º grau: competência textual e intertextual. Anais do II Congresso Nacional de Estudos Clássicos. Mito, religião e sociedade. São Paulo: SBEC, vol. 1, 1991; p. 514-519.
FORTES, Fábio. Latim e linguística: concepções de linguagem e ensino. In: FORTES, Fábio;
FORTES, Fábio; PRATA, Patrícia. A sobrevivência do latim. In: FORTES, Fábio; PRATA, Patrícia. (Org.). O latim hoje: reflexões sobre cultura clássica e ensino. Campinas: Mercado de Letras, 2015; p. 23-39.
GONÇALVES, Rodrigo Tadeu. Língua Latina. Curitiba: IESDE, 2009.
ILARI, Rodolfo. BASSO, Renato. O Português da gente: a língua que falamos, a língua que estudamos. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2009.
LEITE, Leni Ribeiro. CASTRO, Marihá Barbosa. O ensino de língua latina na Universidade brasileira e sua contribuição para a formação do graduando em Letras. Organon, v. 29, n. 56. Porto Alegre: 2014. p. 223-244. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/%20organon/article/view/43622. Acesso: 15 de maio de 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/2238-8915.43622.
MARINHO, Marco Antônio Ferreira. Do latim ao português: percurso histórico dos sufixos –dor e –nte. Rio de Janeiro, UFRJ, 2009, 212 p. Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
MELLO, Gladstone C. de. Iniciação à Filologia Portuguesa. 3ª ed. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1951.
MINKOVA, Milena; TUNBERG, Terence. Latin for the new millenium. Mundelein: BolchazyCarducci, 2008.
PRATA, Patrícia. O latim hoje: reflexões sobre cultura clássica e ensino. Campinas: Mercado de Letras, 2015; p. 119-130.
VIARO, Mário Eduardo. A importância do latim na atualidade. Revista de ciências humanas e sociais, São Paulo, Unisa, v. 1, n. 1, p. 7-12, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Wallace Dantas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.