O exemplum no ego epistolar: reflexões senequianas nas cartas lxxvii e lxxviii de epistulae morales ad lucilium

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPRIM-v7n13a2022-66778

Palabras clave:

Estoicismo, Exemplum, Sêneca

Resumen

Resumo: O presente artigo aspira promover reflexões sobre o entendimento estoico de Lúcio Aneu Sêneca, escritor, filósofo e político romano do século I da era cristã, com o objetivo de mostrar que o ajuizamento moral de uma ação não é unívoco, permitindo formas alternativas de extrema relevância para a concepção do homem ideal. Serão utilizadas as Cartas LXXVII e LXXVIII das Epistulae Morales ad Lucilium. Para tanto, faremos uso de nossa tradução a partir do original latino, a fim de uma melhor análise dos trechos analisados das cartas supracitadas encontradas em Ad Lucilium Epistulae Morales (1955). A compreensão senequiana denota a preocupação com a capacidade do sábio em superar as moléstias físicas e psicológicas, alcançando uma posição de exemplum. A narrativa autobiográfica localizada no início desta carta orienta a atenção do leitor para o ego epistolar[1] como um exemplo vivo do que o pensamento estoico do supracitado escritor defende.

Palavras-chave: Estoicismo; Exemplum; Sêneca

 

The exemplum in the epistolary ego: Senequian reflections in letters lxxvii and lxxviii of epistulae morales ad lucilium

Abstract: This article aspires to promote reflections on Lucius Anneus Seneca’s stoic understanding, writer, philosopher and roman politician of the 1st century of the christian era, with the objective of showing that the moral judgment of an action is not univocal, allowing alternative forms of extreme relevance to the conception of the ideal man. For this purpose, Letters LXXVII and LXXVIII of the Epistulae Morales ad Lucilium will be used. We will use our translation from the Latin original, to better analyze the analyzed excerpts of the afore mentioned letters found in Ad Lucilium Epistulae Morales (1955) The Senecan understanding denotes the concern with the sage's ability to overcome physical and psychological ailments, reaching a position of exemplum. The autobiographical narrative located at the beginning of this letter directs the reader's attention to the epistolary ego as a living example of what the aforementioned writer's stoic thought defends.

Key words: Stoicism; Exemplum; Seneca

 

Data de registro: 22/08/2022

Data de aceite: 30/09/2023

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cláudia Valéria Fortes de Oliveira Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduada em Letras Clássicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E-mail: claudiaclassicas@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4839497303305901. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4015-6512.

Citas

ASTRANA MARÍN, Luis. Vida genial y trágica de Séneca. Madrid: Editorial, 1947.

BRUN, Jean. O Estoicismo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1986.

CAMPOS, José António. Segurado. Introdução. In: SÉNECA, Lúcio Aneu. Cartas a Lucílio. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1991.

FARIA, Ernesto. Dicionário do latino-português. Belo Horizonte: Livraria Garnier, 2003.

KOVÁCS, Maria Júlia. Morte e desenvolvimento humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992.

MANJARRÉS, Julio Mangas. Séneca, o, el poder de la cultura. Madrid: Editorial Debate, 2001.

SÉNECA, Lucio Anneo. Cartas Morales a Lucilio. Trad. Jaime Bofill Y Ferro. Barcelona, Espanha: Editorial Iberia, 1955.

SÉNECA, Lucio Anneo. Séneca: Cartas a Lucilio. Trad. Vicente López Soto. 4. ed. Barcelona, Espanha: Editorial Juventud, 2012.

ULLMANN, Reinholdo Aloysio. O Estoicismo romano: Sêneca, Epicteto, Marco Aurélio. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996

Publicado

2023-12-20

Cómo citar

SANTOS, C. V. F. de O. O exemplum no ego epistolar: reflexões senequianas nas cartas lxxvii e lxxviii de epistulae morales ad lucilium. REVISTA PRIMORDIUM, Uberlândia, v. 7, n. 13, p. 93–112, 2023. DOI: 10.14393/REPRIM-v7n13a2022-66778. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/66778. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos