Os fios invisíveis
o duplo no cinema polonês
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPRIM-v1n1a2016-36623Palabras clave:
Krzysztof Kiéslowski , Documentários , VéroniqueResumen
Resumo: Os filmes e documentários do diretor polonês Krzysztof Kiéslowski chamam sempre a atenção por despertar questões sobre política, liberdade e como o homem se posiciona perante questões e leis universais, sendo um ser particular, com características tão diversas. Dentre tantos filmes, um nos emocionou e instigou a ponto de envolver uma pesquisa: A dupla vida de Véronique.
Palavras-chave: Krzysztof Kiéslowski; Documentários; Véronique.
The invisible yarns: the double in polish cinema
Abstract: The Polish director Krzysztof Kieslowsk’s movies and documentaries always call attention to arouse questions about politics, freedom and how man stands towards issues and universal laws with a particular being with features as diverse. Among many films, one moved and urged us enough to involve a research: The Double Life of Veronique.
Keywords: Krzysztof Kiéslowski; Documentaries; Véronique.
Data de registro: 06/07/2016
Data de aceite: 30/11/2016
Descargas
Citas
AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas: Editora Papirus, 2004.
AUMONT, Jacques e MARIE, Michel. A análise do filme. Trad. Marcelo Félix. Edições Texto & Grafia, Lisboa, 2011.
CARRIÈRE, Jean-Calude. A Linguagem Secreta do Cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
CESERANI, Remo. O Fantástico. Trad. Nilton Cezar Tridapalli. Paraná: Eduel, 2006.
DANOWSKI, Déborah. Ordem e desordem na Teodicéia de Leibniz. Revista Índice, v. 03, p. 41-64, 2011. https://doi.org/10.1097/01.NURSE.0000391356.53046.89
DOLEZEL, Lubomir. Heterocosmica: Ficción y mundos posibles. Trad. Félix Rodríguez. Madrid: Arcos Livros, 1999.
DOLEZEL, Lubomir. Estúdios de poética y teoria de la ficción. Trad. Joaquín Martinez Lorente. Murcia: Servicio de Publicaciones, 1999.
DOLEZEL, Lubomir. Heterocosmica: Ficción y mundos posibles. Trad. Félix Rodríguez. Madrid: Arcos Livros, 1999.
DOLEZEL, Lubomir. A Poética Ocidental: Tradição e Inovação. Trad. Vivina de Campos Figueiredo. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1990.
FRANÇA, Andréa. Cinema em azul branco e vermelho: a trilogia de Kiéslowski. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1996.
FREUD, Sigmund. O Estranho. Edição Standard das obras completas de Sigmund Freud. V. XVII. Rio de Janeiro, Imago. 1996. p. 233 a 270.
GARDIES, René. Compreender o cinema e as imagens. Trad. Pedro Elói Duarte. Edições Texto & Grafia, Lisboa, 2011.
INSDORF, Annette. Doublé lives, second chances: The cinema of Krzysztof Kiéslowski. New York: Hyperion, 1999.
LEWIS, David. De la pluralité dês mondes. Oxford: Éditions de l’éclat, 2004.
RANK, Otto. O duplo. Rio de Janeiro: Cooperativa, 1939.
ROCHA, Renato M. O Realismo modal de David Lewis: uma opção pragmática. Disponível em http://criticanarede.com/teses/realismomodal.pdf. Acesso em 28 de novembro, 2011.
ROSSET, Clement. O real e seu duplo: ensaio sobre a ilusão. Porto Alegre: LP&M, 1998.
TODOROV, Tzvetan. Em face do extremo. São Paulo: Papirus, 1994.
FILME:
A DUPLA VIDA DE VÉRONIQUE. Direção: Krzysztof Kieslowski. Produção Executiva: Bernard P. Guiremand. Roteiro: Krzysztof Kiéslowski, Krzysztof Piesiewicz. Intérpretes: Irene Jacob, Philippe Volter, Aleksander Bardini, Louis Ducreux, Sandrine Dumas. França. Versátil Home Vídeo e Mk2.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Daniela Luiza da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.