Paixões e Afetos – Apontamentos em Descartes e Mattheson
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPRIM-v2n4a2017-40446Keywords:
Paixões, Afetos, Teoria dos Afetos, Descartes, Mattheson, BachAbstract
Resumo: O artigo tem como principal objetivo explicitar brevemente o conceito de paixões da alma, do filósofo Descartes, buscando uma possível relação com a teoria (doutrina) dos afetos na música. Este artigo foi dividido em três partes. No primeiro momento, explicamos o que são, segundo Descartes, as paixões, os espíritos animais e a pequena glândula. Todos os conceitos serão extremamente necessários para compreendermos as paixões e a forma como elas afetam a nossa alma. No segundo momento, explicamos a teoria dos afetos, tomando como base a análise feita por Mattheson sobre dezesseis tonalidades musicais e a forma como elas afetam os ouvintes. No último momento apontamos A Paixão Segundo São Mateus de Bach, como uma forma de demonstrar certas discordâncias das tonalidades na época barroca com as análises feitas pelo teórico alemão.
Palavras-chave: Paixões; Afetos; Teoria dos afetos; Alma; Descartes; Mattheson; Bach.
Passions et affects en musique – notes sur les positions de Descartes et de Mattheson
Résumé: Le but de cet article est une mise en lumière du concept cartésien des passions de l'âme dans le cadre des implications possibles de celui-ci avec la théorie des affects dans la musique. Cet article a été divisé en trois parties. D'abord, on explique ce que sont, selon Descartes, les passions, les esprits animaux et la petite glande, les notions-clés pour comprendre toute la théorie cartésienne. Ensuite, on expose la théorie des affects, en prenant comme base l'analyse faite par Mattheson sur seize tonalités musicales, et le mode selon lequel elles affectent les auditeurs. Au dernier moment, nous prenons le cas de Passion selon saint Mathieu de J. S. Bach, en le considérant comme exemple de certaines incompatibilités entre les théories musicales de l'époque baroque avec les analyses faites par le théoricien allemand.
Mots-clés: Passions; Théorie des affects; Descartes; Mattheson; Bach.
Data de registro: 06/11/2017
Data de aceite: 14/12/2017
Downloads
References
CARPENA, Lúcia Becker. Sobre a qualidade das tonalidades e seu efeito na expressão dos Affecten (Johann Mattheson, 1713). Revista Música, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 219-241, 2012.
DESCARTES, René. Abrégé de Musique (Compendium musicae). Edition nouvelle, traduction, présentation ET notes par Frédéric de Buzon. França: PUF, 2012.
DESCARTES, René. As paixões da alma, introdução, notas, bibliografia e cronologia por Pascale D’Arcy. Trad. Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Martins fontes, 1998.
DESCARTES, René. Correspondance avec Élisabeth: et autres lettres. Gf - Flammarion, 1989.
DESCARTES, René. Discurso do Método. Introdução, análise e notas de Étienne Gilson, São Paulo, Martins Fontes, 2011.
DESCARTES, René. Meditações sobre Filosofia Primeira. Trad. de Fausto Castilho. Campinas: Unicamp, 2004.
DESCARTES, René. Oeuvres de Descartes. Publiées par Charles Adam et Paul Tannery, 11 vols. Paris, Vrin, 1996.
DESCARTES, René. O mundo (ou Tratado da luz) e O homem. Apresentação, apêndices, tradução e notas: César Augusto Battisti, Marisa Carneiro de Oliveira Franco Donatelli. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
EUTERPE. Blog de Música Clássica. Disponível em: http://euterpe.blog.br/historia-da-musica/os-segredos-da-paixao-segundo-sao-mateus-1. Acesso em: 2 jan. 2017.
GATTI, Patrícia. A expressão dos afetos em peças para cravo de François Coupeirin (1668-1733). 1997. 127 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes da UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 1997.
RUEB, Franz. 48 Variações sobre Bach. Trad. de João Azenha Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Henia Laura de Freitas Duarte
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.