Das formas à causa exemplar: causalidade metafísica e homologia em Platão e São Boaventura

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPRIM-v10n19a2025-74433

Keywords:

Metafísica, Causalidade, Platão, Boaventura

Abstract

O presente artigo tem por finalidade esclarecer as relações entre a filosofia grega e a filosofia cristã medieval. Nosso propósito é fazê-lo através do estudo de dois grandes pensadores, quais sejam, Platão e São Boaventura. Intentamos refletir a respeito da semelhança entre a concepção das Formas platônicas e o exemplarismo boaventuriano, a fim de demonstrar que a causação metafísica estabelecida pelos autores é indispensável para compreender as faculdades cognoscitivas humanas, as quais só são possíveis mediante uma homologia entre o intelecto e a realidade inteligida. Para tanto, o trabalho está divido em duas partes: a primeira abordará o diálogo platônico Fedro, a fim de explicar as doutrinas metafísicas e gnosiológicas do texto; a segunda tratará do opúsculo do doutro Seráfico Intinerarium Mentis in Deum, buscando compreender a relação entre o exemplarismo e a teoria do conhecimento em Boaventura.

Palavras-chave: Metafísica; Causalidade; Platão; Boaventura.  

From the Forms to the Exemplar Cause: homology and knowability in Plato and Bonaventure

Abstract: This paper aims to clarify the relations between Greek philosophy and Christian medieval philosophy. Our purpose is doing that through the studying of two great thinkers, to wit, Plato and Saint Bonaventure. We intend to reflect about the likeness of the Plato’s notion of Forms and the Bonaventure’s exemplarism, in order to demonstrate that the metaphysical causation drawn by both authors is indispensable to understand the cognitive human faculties, which just are possibles by means of homology between the intellect and the intelligible reality. Therefore, the paper is divided in two parts: firstly, we going to approach the platonic dialogue Phedre, searching to explain the metaphysical and gnoseological doctrines from the text; secondly, we going to deal with the Intinerarium Mentis in Deum by Bonaventure, to grasp the implications of the exemplarism on the theory of knowledge in thought of the Seraphic Doctor.

Keywords: Mataphysics; Causality; Plato; Bonaventure.     

 

Data de registro: 14/07/2024

Data de aceite: 14/05/2025

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

References

AGOSTINHO, Santo. Confissões. Tradução do latim e prefácio de Lorenzo Mammi. 1. ed. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2017.

BOAVENTURA, São. Itinerário da mente para Deus. Tradução e notas de Jerônimo Jerkovic e Luis Alberto de Boni; prefácio de Alessandro Ghisalberti. Petrópolis: Vozes, 2012.

BONI, Luis Alberto. Boaventura: Filósofo, teólogo e místico. Porto Alegre: Editora Fi, 2016.

BOUGEROL, Jacques Guy. Introducción a San Buenaventura. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1984.

CARDOSO, Delmar. A Alma como o centro do filosofar de Platão: uma leitura concêntrica do Fedro à luz da interpretação de Franco Trabattoni. Edições Loyola: São Paulo, 2006.

CORSI, Uellinton Valentim; SILVA, João Raniery Elias. Ensaios Metafísicos: da Teoria das Ideias em Platão à Trindade Criadora em São Boaventura. Scintilla, Curitiba, v. 17, n. 2, p. 129-150, 2020.

FABRO, Cornelio. La nozione metafisica di partecipazione secondo S. Tommaso d’Aquino. 1. ed. Torino: Editrice del Verbo Incarnato, 2005.

GILSON, Étienne. The philosophy of St. Bonaventure. Trad. Dom Illtyd Trethowan and Frank J. Sheed. Paterson: St. Anthony Gild Press, 1965.

HEIL, Günter; RITTER, Adolf M. (Ee.). Pseudo-Dionysius Areopagita. De Coelesti Hierarchia, De ecclesiastica Hierarchia, De Mystica Theologia, Epistulae. Berlin: Walter de Gruyter, 2012. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110277098.

LANAVE, Gregory F. God, Creation, and the Possibility of Philosophical Wisdom: The perspective of Bonaventure and Aquinas. Theological Studies, Washington, v. 69, n. 4, p. 812-833, 2008. DOI: https://doi.org/10.1177/004056390806900403.

LELOUP, Jean-Yves. A Teologia mística de Dionísio, o Areopagita. Petrópolis: Vozes Editora, 2014.

BONAVENTURA, San. Obras de San Bonaventura. Ed. Bilingue. 6 vols. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1945-1949.

PIGNATARI, Roberto Carlos. Deus Quaerens: Introdução à metafísica da interioridade de Santo Agostinho nas leituras de São Boaventura e Heidegger. São Paulo: Edições Fons Sapientiae, 2015.

PLATON. Ouvres Complètes. Paris: Société d’Edition Les Belles Lettres, 1965.

PLATÃO. Diálogos III: Fedro; Eutífron; Apologia de Sócrates; Críton; Fédon. 2. ed. Edipro: São Paulo, 2015.

ROBINSON, Thomas More. Plato’s Psychlogy. 2. ed. Toronto: University of Toronto Press, 1995.

SANTOS, José Trindade. Para ler Platão: o problema do saber nos diálogos sobre a teoria das formas – Tomo II. Edições Loyola: São Paulo, 2008. DOI: https://doi.org/10.1645/GE-1336.1.

SANZ, Isabel María León. El arte creador em San Buenaventura: fundamentos para uma teologia de la belleza. Navarra: Ediciones Universidad de Navarra, 2016.

TRABATTONI, Franco. Reminiscência e metafísica em Platão. Archai, Distrito Federal, n. 26, p. 1-16, 2019. DOI: https://doi.org/10.14195/1984-249X_26_7.

TRABATTONI, Franco. Platão. São Paulo: Annablume, 2010.

TRABATTONI, Franco (Org.). Platão e Aristóteles. Trad. Luisa Rabolini. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2018.

VAZ, Henrique C. de Lima. A metafísica da idéia em Tomás de Aquino. Síntese, Belo Horizonte, v. 28, n. 90, p. 5-16, 2001.

WEISHEIPL, James A. Friar Thomas d’Aquino: his Life, Thought, and Works. Washington: The Catholic University of America Press, 1983.

Published

2025-11-24

Issue

Section

Artigos

How to Cite

MANFREDI DE LACERDA , José Gabriel. Das formas à causa exemplar: causalidade metafísica e homologia em Platão e São Boaventura. REVISTA PRIMORDIUM, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 37–50, 2025. DOI: 10.14393/REPRIM-v10n19a2025-74433. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/74433. Acesso em: 5 dec. 2025.