Estética, cognição e música: a mímesis como operação da potência cogitativa
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPRIM-v9n18a2024-75605Palavras-chave:
Estética, Cognição, Filosofia Medieval, Tomás de Aquino, MimesisResumo
Resumo: A presente investigação explora a experiência estética no pensamento de Tomás de Aquino, com foco na música, analisando como a experiência estética ocorre a partir da potência cogitativa através da representação. A pesquisa examina a teoria aristotélica da “mímesis” e sua aplicação na filosofia de Tomás, explorando como a música assume um papel de utilidade ao despertar o afeto do coração humano e conduzi-lo a um estado de devoção espiritual. Esta análise é realizada a partir de obras específicas como a Suma de teologia, II-II q. 91 a. 1-2 e I-II q. 32 a. 8, entre outras, relacionando o efeito da música com as operações da alma e seus impactos no intelecto e nos sentidos. Mediante essas análises nota-se que a música, ao ser direcionada de maneira adequada, pode não apenas intensificar as disposições interiores humanas, mas também levar a um movimento do homem conforme a percepção estética musical, conectando os sentidos ao espírito humano.
Palavras-chave: Estética; Cognição; Filosofia Medieval; Tomás de Aquino; Mímesis.
Aesthetics, cognition and music: mimesis as an operation of the cognitive faculty
Abstract: This investigation explores the aesthetic experience in the thought of Thomas Aquinas, focusing on music, and analyzing how the aesthetic experience occurs through the cogitative power via representation. The research examines Aristotle's theory of “mimesis” and its application in Thomas's philosophy, exploring how music assumes a role of utility by awakening the affections of the human heart and leading it to a state of spiritual devotion. The analysis is based on specific works such as the Summa Theologica, II-II q. 91 a. 1-2 and I-II q. 32 a. 8, among others, relating the effect of music to the operations of the soul and its impacts on the intellect and the senses. These analyses demonstrate that music, when properly directed, can not only intensify the inner human dispositions but also lead to a movement of man according to the aesthetic perception of music, connecting the senses to the human spirit.
Keywords: Aesthetics; Cognition; Medieval Philosophy; Thomas Aquinas; Mimesis.
Data de registro: 08/10/2024
Data de aceite: 29/01/2025
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