A condição feminina e casamento como abordagem filosófica presente no conto “é a alma, não é?” de Marina Colasanti
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPRIM-v9n18a2024-71782Palavras-chave:
Filosofia, Literatura, Condição Feminina, CasamentoResumo
Quando se pensa em filosofia é bastante comum associar essa ideia a imagem de filósofos homens, em sua maioria, europeus, e seus complexos ensaios e tratados filosóficos. Pensamento que, talvez, contribua para a dificuldade de reconhecimento da filosofia brasileira. Essa dificuldade não está apenas em compreender o que possa ser considerado nossa filosofia, mas também, em entender assuntos filosóficos abordados em diferentes formas de escrita, a exemplo, a literatura. Com base nisso, busca-se nesse artigo, mostrar a filosofia presente na literatura de Marina Colasanti. Essa filosofia pode ser compreendida
em diversos textos, em particular, no conto “é a alma, não é”, no qual a autora expõe os conflitos de uma mulher casada. Assunto que, também, busca-se relacionar com “a mulher casada”, primeiro capítulo da obra “o segundo sexo: a experiência vivida”, de Simone de Beauvoir”.
Palavras-chave: Filosofia; Literatura; Condição Feminina; Casamento.
The female condition and marriage as a philosophical approach present in the short story “É a alma, não é?” by Marina Colasanti
Abstract: When thinking about philosophy, it is quite common to associate this idea with the image of male philosophers, mostly European, and their complex philosophical essays and treatises. A thought that, perhaps, contributes to the difficulty of recognizing Brazilian philosophy. This difficulty is not only in understanding what can be considered our philosophy, but also in understanding philosophical issues addressed in different forms of writing, for example, literature. Based on this, I seek in this article to show the philosophy present in Marina Colasanti's literature. This philosophy can be understood in several texts, in particular, in the short story “it's the soul, it's not”, in which the author exposes the conflicts of a married woman. A subject that I also relate to “the married woman”, the first chapter of the work “the second sex: the lived experience”, by Simone de Beauvoir.
Keywords: Philosophy; Literature; Female Condition; Marriage.
Data de registro: 13/12/2023
Data de aceite: 20/02/2025
Downloads
Referências
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo: fatos e mitos. Trad. Sérgio Milliet. São Paulo: Européia Livros, 1970.
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo: a experiência vivida. Trad. Sérgio Milliet. São Paulo: Européia Livros, 1970.
COLASANTI, Marina. É a alma, não é? In: COLASANTI, Marina. O leopardo é um animal delicado. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1998. p. 7-10.
DAVIS, Angela. Women, Race, & Class. New York: Random House, 1981.
DUARTE, Constância Lima. Feminismo e literatura no Brasil. Estudos avançados, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 151-172, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142003000300010.
FEDERICI, Silvia. O Ponto Zero da Revolução: Trabalho Doméstico, Reprodução e Luta Feminista. Trad. Coletivo Sycorax. São Paulo: Editora Elefante, 2019.
FRANCA, Vanessa Gomes. A condição feminina presente em o leopardo é um animal delicado e “a moça tecelã”, de Marina Colasanti. I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA. Anais... Uberlândia: EDUFU, 2009.
MAGALHÃES, Antonio. Diálogos entre filosofia e literatura. Partilhas do saber. Revista Páginas de Filosofia, v. 1, n. 2, p. 47-59, 2009. https://doi.org/10.15603/2175-7747/pf.v1n2p47-59.
JACOMEL, Mirele Carolina Werneque; PAGOTO, Cristian. Cultura patriarcal e representação da mulher na literatura. Ideação, Foz do Iguaçu, v. 11, n. 1, p. 9-23, 2000.
MORAES, Gustavo Vieira de; OLIVEIRA, Yani Rebouças de. (Qual é) a representação da mulher construída pelos contos “É a alma, não é?” e “Um dia, afinal” de Marina Colasanti? Revista Temática, João Pessoa, v. 8, n. 4, p. 1-7, 2012.
VERGÈS, Françoise. Um Feminismo Decolonial. Trad. Raquel Camargo. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
ZOLIN, Lúcia Osana. A construção da personagem feminina na literatura brasileira contemporânea (re)escrita por mulheres. Revista Diadorim, Rio de Janeiro, v. 9, p. 95-105, 2011. DOI: https://doi.org/10.35520/diadorim.2011.v9n0a3923.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Islane Viana de Souza, Aline Franciele Silva Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.