Espetáculo, indústria cultural e alienação: reflexões sobre o fetichismo da mercadoria e o projeto de dominação das massas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPRIM-v6n11a2021-61685Palavras-chave:
Espetáculo, Indústria Cultural, AlienaçãoResumo
Resumo: Este artigo pretende apresentar algumas reflexões sobre os conceitos de i. sociedade do espetáculo, ii.indústria cultural e iii.a relação entre ambos os conceitos, a partir dos elementos hipnóticos e alienantes presentes na indústria cultural, que é consequência da racionalidade instrumental. A indústria cultural utiliza-se da mercantilização da arte para criar produtos vendáveis e dessa forma se desenvolve a sociedade do espetáculo. Partiremos do pensamento dos filósofos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer, e do filósofo francês Guy Debord. Desenvolver a temática proposta é fundamental para pensarmos a atualidade, partindo da questão: como uma sociedade moderna gera tanta barbárie? Levantamos a hipótese de que a indústria cultural e a sociedade do espetáculo servem ao processo de alienação das massas. É nesse contexto que a mercantilização da arte gera o espetaculismo, produto desejado pelo capitalismo, fortalecendo o aprisionamento do proletariado e provocando a barbárie humana.
Palavras-chave: Espetáculo; Indústria Cultural; Alienação.
Spectacle, cultural industry and alienation: reflections on commodity fetishism and the project of masses domination
Abstract: This article intends to present some reflections on the concepts of i.society of the spectacle, ii.cultural industry and iii.the relationship between both concepts, from the hypnotic and alienating elements present in the cultural industry, which is a consequence of instrumental rationality. The cultural industry uses the commodification of art to create salable products and, in this way, the society of the spectacle develops. We will start from the thinking of the German philosophers Theodor Adorno and Max Horkheimer, and the French philosopher Guy Debord. Developing the proposed theme is fundamental for us to think about the present, starting with the question: how does a modern society generate so much barbarism? We hypothesize that the cultural industry and the society of the spectacle serve the process of alienation of the masses. It is in this context that the commodification of art generates spectaculism, a product desired by capitalism, strengthening the imprisonment of the proletariat and provoking human barbarism.
Keywords: Spectacle; Cultural Industry; Alienation.
Data de registro: 16/06/2021
Data de aceite: 20/09/2021
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2006.
COELHO, Cláudio Novaes Pinto. Indústria cultural e sociedade do espetáculo: a dimensão política da crítica cultural. Revista Líbero, São Paulo, v. 19, n. 37, p. 31-42, 2016.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Trad. Estela do Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
JUNKES, Delcio. Progresso e barbárie. Revista do NESEF Filosofia e Ensino, Curitiba, v. 10, n. 1, p. 99-109, 2018. DOI: https://doi.org/10.5380/nesef.v7i2.63793.
JUREMIR, Machado da Silva. Pour déborder le spectacle: à propos de la réédition des oeuvres de Guy Debord. Hermès, La Revue, Paris, v. 47, n. 1, p. 185-191, 2007. DOI: https://doi.org/10.4267/2042/24091.
SILVA, Rafael Cordeiro. A atualidade da crítica de Adorno à indústria Cultural. Revista Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 13, n. 25, p. 27-42, 1999.
TRESPEUCH-BERTHELOT, Anna. Les vies successives de La Société du spectacle de Guy Debord. Vingtième Siècle. Revue d'histoire, Paris, v. 2, n. 122, p. 135-152, 2014. DOI: https://doi.org/10.3917/ving.122.0135.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Gabriela Antoniello de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.