A teoria crítica da sociedade capitalista de Karl Marx entre 1845-1849

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPRIM-v4n7a2019-51921

Resumo

O presente artigo visa analisar a teoria crítica da sociedade capitalista de Karl Marx entre os anos de 1845 e 1849. Nesses marcos, e próximos às interpretações de Daniel Bensaïd e Moishe Postone, buscaremos analisar a emergência de uma nova filosofia materialista de Marx após 1845, destacando em particular sua concepção crítica sobre a história, sobre o trabalho assalariado e capital e o estatuto do conceito de luta de classes. Tomando como base textos do próprio autor no período, estabeleceremos um diálogo com algumas interpretações daqueles que se reivindicam críticos e herdeiros da filosofia marxiana, buscando contribuir para compreender o que poderia ser caracterizada como uma teoria crítica e revolucionária da sociedade capitalista em Marx. A partir dessa análise e caracterização, que se distingue daquela tradição entendida como uma teoria tradicional, torna-se possível destacar a atualidade da filosofia marxiana contemporaneamente, bem como a possibilidade de emergência de novas relações de produção da sociedade emancipadoras e emancipadas enquanto teoria revolucionária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Rafael Dias Martins, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, iniciado em 2018 e com projeto de pesquisa financiado pela CAPES. No ano de 2019 passou 3 meses em Berlin (Alemanha), onde além de atividades e experiências políticas e culturais, também fez um curso intensivo de alemão na German Language School - obtendo o certificado B1.2. Graduou-se em Filosofia, modalidades bacharelado e licenciatura pela mesma instituição - UNESP -, iniciado em 2013 e concluído em 2017. Nos anos de 2016-2017 foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tem como áreas de pesquisa a Filosofia Política, Ética e a História da Filosofia, mais particularmente a História da Filosofia Moderna e Contemporânea. Estuda e desenvolve temas ligados ao Idealismo alemão - mais especificamente Hegel e o hegelianismo -, Marx e a tradição marxista, bem como a Teoria Crítica da sociedade capitalista.

Downloads

Publicado

2020-04-05

Como Citar

Dias Martins, D. R. (2020). A teoria crítica da sociedade capitalista de Karl Marx entre 1845-1849. PRIMORDIUM - Revista De Filosofia E Estudos Clássicos, 4(7). https://doi.org/10.14393/REPRIM-v4n7a2019-51921

Edição

Seção

Artigos