Feuerbach e a religião
sobre o cristianismo e religião natural
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPRIM-v3n6a2018-50715Resumo
RESUMO: Ludwig Feuerbach causou grandes rupturas no pensamento moderno após o desenvolvimento de sua filosofia. Ao expressar a redução da religião a antropologia, o filósofo passa a compreender o homem como sensibilidade, na qual sua consciência é o limite da percepção de seus sentidos. Aqui exporemos a diversidade de críticas recebidas por Feuerbach em sua obra A Essência do Cristianismo e de como ele as compreende, posteriormente, através de seu escrito A Essência da Religião. Dessa forma, tomamos como elemento primordial compreender os maus entendidos acerca da obra do autor, para assim, tornar possível a compreensão de sua postura acerca da religião.
Palavras-chaves: Cristianismo. Religião Natural. Sensibilidade. Homem.
FEUERBACH AND RELIGION: ATHEISM AND MORAL DETERMINISM
ABSTRACT: Ludwig Feuerbach caused major ruptures in the modern thought after the development of his philosophy. To express the reduction of religion to anthropology, the philosopher passes the understanding of man as sensitivity, where your consciousness is the limit of perception of his senses. Here we'll expose the diversity of criticism to Feuerbach in his work The Essence of Christianity and how he understands them later through his written Explanations on the Essence of Religion. In this way, we take as the fundamental element to understand the misunderstandings a;bout the work of the author, to thus make possible the understanding of your attitude about religion.
Keywords: Christianity. Natural Religion. Sense. Man.
Referências:
ALMEIDA, R. O. A crítica da religião em Marx. VII colóquio internacional Marx Engels. Artigo. CEMARX UNICAMP. 2012. 6p. Disponível em<https://www.ifch.unicamp.br/formulario_cemarx/selecao/2012/trabalhos/7241_Oliveira_Renato.pdf >. Acesso 01 jan 2018.
ALVES, R. O que é religião. 3 ed. São Paulo: Brasiliense, 1981.
CHAGAS. E. F. O homem como imagem de Deus ou Deus como imagem do homem in: Ercilia Maria Braga de Olinda. (Org.). Formação humana: Liberdade e Historicidade. Fortaleza: Edições UFC, 2004.
FEUERBACH, L. A Essência do Cristianismo. Tradução e notas de José da Silva Brandão. - 3ª ed. Petrópolis. RJ: Vozes, 2012.
______. Para a crítica da filosofia de Hegel. Tradução de Adriana Veríssimo Serrão. São Paulo: LiberArs, 2012.
______. A essência da religião. Tradução de José da Silva Brandão. Campinas: Papirus Editora, 1989
______. Princípios da Filosofia do Futuro. Tradução: Artur Morão. Coleção textos clássicos de Filosofia. Lusofia:press. Universidade da Beira Interior: Covilhã, 2008.
FREUD, S. O mal-estar na cultura. Tradução de Renato Zwick. Porto Alegre: L&PM POCKET VOL. 850, 2010.
GAY, P. Freud: uma vida para o nosso tempo / Peter Gay ; tradução de Denise Bottmann; consultoria editorial Luiz Meyer. – 2ª Ed. – São Paulo: Companhia das letras, 2012.
LOPES, Rafael Werner. ANTROPOLOGIA E MORAL EM LUDWIG FEUERBACH: Determinação eudaimônica e autodeterminação humana. 2011. 251 p. Tese de doutorado (Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia)- Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. 1. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2867/1/431939.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2018.
OLIVEIRA, M. A Antropologia na filosofia de Kant. Repositório de obras da Universidade Federal de Fortaleza (UFC), 1978. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/10545/1/1978_art_maoliveira.pdf. Acesso dia 07 mar de 2018.
ZILLES, U. Filosofia da religião. São Paulo: Paulus, 1991. – (Coleção filosofia).
______. Situação atual da Filosofia da religião. Rev. Trim. Porto Alegre. V. 36. Nº 151. P. 239-271. Mar. 2006
______. A crítica da religião na modernidade. INTERAÇÕES - Cultura e Comunidade / v. 3 n. 4 / p. 37-54 / 2008.
______. A crítica da religião. Teocomunicação. Porto Alegre. V. 38 n. 159 p. 81-95. Jan/abr. 2008.